- Publicidade -
18.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

“Encontros com a política” discute o legislativo

- Publicidade -
Professor Ludovikus Moreira discute o papel do vereador
Professor Ludovikus Moreira discute o papel do vereador

A palestra de abertura do “Encontros com a Política” foi realizada pelo professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira. Com o tema “O papel do vereador”, Moreira fez um panorama histórico da democracia, da Grécia antiga aos dias atuais. O destaque é para a evolução do sistema, já que na antiguidade o cidadão tinha que defender os próprios interesses, sem o apoio dos políticos.

O professor destaca a necessidade do povo conhecer a função do legislativo. Ele conta que durante as viagens por Minas Gerais, percebe que o comportamento das câmaras e da população é muito mais assistencialista do que legislador. “Muitos políticos acham que tem que fazer assistencialismo, mas na verdade não é isso. Quem quer ser caridoso deve procurar as igrejas e entidades que fazem esse serviço. A política também cuida dos desvalidos, mas trabalhando em normas e leis”, explica.

- Publicidade -

Acesso

O evento ocorre em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Durante todo o dia, serão ministradas quatro palestras por professores da Escola do Legislativo, com o objetivo de auxiliar vereadores e servidores nesta nova legislatura.

- Publicidade -

Mas é interessante que os cidadãos também participem, para que entendam melhor o legislativo.Esta é mais uma ação da Câmara Municipal de Poços de Caldas para promover o acesso da população. Atualmente, as sessões da câmara são exibidas pela internet. “O nosso desejo é a difusão de toda a produção legislativa para que a população possa nos trazer de volta as suas demandas e sugestões”, conta o presidente da câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcádia.

 Programação:
  • 8h — Abertura
  • 8h30 às 10h  Palestra “O Papel do Vereador”, com  o Professor Ludovikus Moreira. Formado em Filosofia pela UFMG, com especialização em Ética, é funcionário da Assembleia Legislativa há 30 anos. Há 11 anos, é professor da Escola do Legislativo.
  • 10h — Intervalo
  • 10h15 às 12h — Palestra “Planejamento e Orçamento Público”, com o Professor José Raphael Olivé. O palestrante é administrador e contador público, especialista em Gestão e professor da Escola do Legislativo.
  • 12h — Intervalo para almoço
  • 14h às 17h — Palestra “Processo Legislativo Municipal”, com o Professor Antônio José de Calhau. Bacharel em Direito, mestre em Direito Público, o palestrante é consultor da Assembleia Legislativa e professor da Escola do Legislativo .
  • Intervalo
  • 17h30 às 19h30 — Palestra “Gestão Pública Democrática e Participativa”, com o Professor Patrus Ananias de Sousa. O palestrante é advogado, especialista em Poder Legislativo e mestre em Direito e professor da Escola do Legislativo, com experiência na vida pública como vereador, deputado federal, prefeito e ministro de Estado.
  • 19h30 às 20h — Debate com os professores.
  • 20h — Encerramento


- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!