- Publicidade -
17.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Lar Filhos da Benção abriga crianças e adolescentes

- Publicidade -
Casa fica na rua Nico Duarte, Jardim do Ginásio (foto: João Araújo/Poços Já).

Ao final da entrevista, o coordenador do Lar Filhos da Benção recomenda: “Não vai fazer uma matéria chorosa, hein? Aqui é um lugar alegre!”. Realmente o clima por lá é dos melhores, com crianças e adolescentes que vivem suas rotinas normalmente e recebem todo o apoio necessário.

Chegamos na hora do almoço, e o cheiro é bom. De comida caseira, como deve ser. “O que tem dentro de uma casa aqui tem. Até melhor. A gente faz tudo para que seja um ambiente familiar, com assistência social e psicológica. Temos ainda assistência médica, o que muita casa não tem”, conta o coordenador Osvaldo Mendanha da Silva Júnior.

- Publicidade -
Coordenador do Lar, Osvaldo Mendanha da Silva Junior (foto: João Araújo/Poços Já).

A instituição, dirigida pela Assistência Social Emanuel, existe há 11 anos e atende crianças e adolescentes encaminhados pela justiça. Alguns são filhos de pais usuários de drogas, outros foram agredidos, cada um com sua história. Depois de buscar acolhimento nas próprias famílias, entre tios e avós, a segunda opção é que sejam adotados.

“A criança chega triste, desanimada, cansada. Mas quando ela vê que as outras crianças estão bem, que não estão sofrendo nenhum tipo de agressão, se acalma”, relata o coordenador.

- Publicidade -

Osvaldo explica que as crianças pequenas têm mais chances de encontrar novas famílias. Já os adolescentes normalmente completam 18 anos e, se necessário, passam a ser responsabilidade de outros programas sociais. De qualquer forma, ainda são acompanhados pela equipe do Lar por seis meses.

Crianças têm jogos, livros e videogame à disposição (foto: João Araújo/Poços Já).

Comida, bebida e limpeza

- Advertisement -

Desde 2006, cerca de 600 menores passaram pela casa. Para cuidar deles, funcionários e voluntários se dedicam diariamente.

As instalações são organizadas. Na parede da copa, uma tabela com as responsabilidades de cada interno na arrumação da casa. O mesmo acontece nos quartos.

O imóvel, localizado no Jardim do Ginásio, Zona Oeste de Poços de Caldas, tem capacidade para receber até 15 menores. O convênio com a prefeitura é importante para a manutenção, mas não é suficiente para pagamento de todas as despesas. Hoje, a necessidade principal é de alimentos, principalmente leite, e produtos de limpeza.

Organização dos quartos é feita pelos próprios internos (foto: João Araújo/Poços Já).

Campanha

O Lar é a primeira entidade beneficiada pelo Uniação. O projeto busca parceiros e conta com o apoio da sociedade em geral para colaborar com esse trabalho.

Quem quiser participar do Uniação pode entrar em contato com a Unitran pelo telefone 3721-2826.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!