Publicidade
Espaço Primeiros Laços tem vários cursos sobre maternidade (fotos: Jennifer Bueno/divulgação)

Neste Dia das Mães, o Poços Já Mulher lembra de três verbos: acolher, informar e empoderar. Essas ações se relacionam diretamente com o espaço Primeiros Laços, recém-inaugurado em Poços de Caldas (MG). O serviço, pioneiro na região, tem profissionais de diversas áreas, todos empenhados em gerar protagonismo feminino e quebrar estereótipos relacionados à gestação e à maternidade em geral.

O espaço fica na rua Ouro Preto, 376, Jardim dos Estados. A equipe tem 12 profissionais e entre elas estão as três sócias e idealizadoras do projeto: dra. Amandae Patreze, ginecologista e obstetra, Dorise Simão, enfermeira, mestra em ciências de saúde e consultora de amamentação, e Ana Paula Lanza, consultora materno-infantil.

Publicidade

É oferecido suporte para toda a família, nas áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, nutrição clínica materno-infantil, consultoria em amamentação, consultoria em sono infantil, ioga, dança com mãe e bebê, assessoria em babywering, fisioterapia uroginecológica, doulagem, psicologia clínica e grupo de apoio ao parto, amamentação e maternagem – Círculo Materno (gratuito e quinzenal).

Cursos

Aula de dança com mamães e bebês

Também são realizados cursos sobre as mais diferentes áreas, com o objetivo de informar sobre a maternidade real. Com a proposta de preparar as mulheres para que enfrentem todos os desafios que vêm com os filhos, as informações proporcionam que elas façam as próprias escolhas, livres de  julgamentos e culpas. “Ninguém fala para as mães como vai ser difícil e o quanto a vida dela vai mudar. Abordamos as questões de como lidar com as dificuldades reais, para a mãe passar por essa transformação de uma forma mais leve”, explica Dorise.

Os cursos são voltados para casais e todos aqueles envolvidos nos cuidados com as crianças. Dorise também afirma que a paternidade ativa é fundamental para que as mães tenham suporte e passem por essa mudança da melhor forma possível.

Curso de massagem está entre os oferecidos

Humanização

Em anos de experiência no atendimento às gestantes, a dra. Amandae Patreze conta que sempre teve como princípio oferecer o olhar individualizado, sem preconceito, para cada mãe e cada família. O Primeiros Laços concretiza essa visão e a eleva para um patamar ainda mais adequado, por meio do suporte integrado às famílias.

As orientações para o parto humanizado estão entre as prioridades da equipe. O trabalho ocorre em harmonia com o que recomenda a Organização Mundial da Saúde, para diminuição das intervenções médicas, como a cesárea, e estímulo ao parto natural.

Mas vale reforçar: a escolha é sempre da mulher. A partir das informações recebidas, ela própria tem condições de definir o que é ideal para si. “Eu vi o quanto que as mães precisam de apoio, de menos julgamento, de informação para fazer as escolhas, para estarem munidas de conhecimento e a partir daí decidir o que é melhor para elas. Não existe uma regra, o que é melhor para cada uma é aquilo que ela tira da informação, das suas vivências, das experiências, e que ela conclui que vai ser melhor pra ela”, comenta a dra. Amandae.

Mais informações sobre o Primeiros Laços podem ser obtidas pelo telefone (35) 3715-5401 ou na página do espaço no Facebook.