Patrocínio
Atletas da Nafar treinam no percurso da prova (foto: Fernando Nascimento/Nafar)

No próximo domingo, 1º de julho, Poços recebe a VII Corrida da Apae, prova que terá largada às 8h em frente à sede da Apae Poços de Caldas, na Vila Cruz, e será disputada nas distâncias de  5, 10 e 15 km, além de caminhada de 3 km. O evento não contempla apenas atletas, mas também pais, filhos e diversas famílias. Dos 850 participantes esperados para essa grande festa de saúde e solidariedade (as inscrições já estão encerradas), destaque para a Nafar que, com 60 atletas, será uma das maiores equipes a participar da prova.

Para que seus atletas façam bonito, nos dois últimos domingos (17 e 24), o professor Fernando Nascimento comandou treinamentos nos percursos da edição desse ano. Ele dividiu os atletas pelas distâncias que farão na Corrida e deu dicas preciosas para que  façam seu melhor.

Atletas da Nafar simulam a largada da prova

“Cada um escolheu uma modalidade baseado em sua condição física. Então, nos treinamentos, aconselhamos os cuidados para prova. Por exemplo, nos primeiros 5 k todos os corredores vão estar juntos. A tendência é que haja um aglomeramento de pessoas que vai dificultar o deslocamento logo no início. Por isso, pedi para ter atenção com os bueiros, não ficar subindo e descendo da calçada, correr no meio da rua mesmo, no espaço que foi determinado para o corredor por segurança e tentar manter uma distância dos outros atletas nos primeiros 5 k”, destaca Fernando.

Nos treinamentos, Fernando avaliou qual ritmo seria mais adequado para cada um de seus atletas, em cada parte do percurso. “O atleta precisa saber que não deve sair forte demais, saber a hora de entrar em seu melhor ritmo, manter até o final, para chegar mais forte ainda. O que acontece é que, tradicionalmente, os corredores amadores saem muito fortes e do meio do percurso para frente começa a cair o ritmo. Daí vêm todos os transtornos: fadiga, dores musculares e câimbra. Isso faz com que acabe a diversão de participar de uma prova dessa. Por isso, realizamos os treinamentos para que os atletas usem seus físicos da melhor maneira para serem eficientes na corrida”, completa o professor.

Para os que vão participar da prova, a organização da Corrida da Apae fez vídeos de cada um dos percursos. Confira:

Percurso de 5 km

Percurso de 10 km

Percurso de 15 km

Entre os atletas da Nafar que vão participar da prova está a empresária Valeska Figueiredo, que decidiu superar seus limites e encarar o inédito percurso de 15 km. “É a corrida de asfalto com a maior quilometragem que eu já fiz até hoje. Por isso a importância dos treinamentos técnicos das duas últimas semanas. O Fernando deu dicas muito importantes, principalmente para trabalharmos nosso psicológico, pois na hora que o cansaço físico bate é a cabeça que manda. No treino do último domingo, em companhia da Carol Cagnani e do Rafael Santos, fizemos 18 km, uma distância maior do que a prova. Foi muito bacana, consegui manter um ritmo bem equilibrado, o que me deixou com uma expectativa melhor ainda, que eu vou concluir a prova muito bem”, destaca Valeska, que vai ter um motivo ainda maior para fazer uma boa prova, que é o Espaço Kids Unitran, onde ela vai poder deixar seu filho Gabriel e participar da Corrida com com tranquilidade. Confira a programação:

 

Patrocínio

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA