- Publicidade -
21.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Repórter Fitness na 36ª Volta ao Cristo: treino de pilates

- Publicidade -
Dra. Jaque Vaz acompanha o Repórter Fitness em sessão de pilates no Studio Carvalho Oliveira (foto: Juliano Borges/ Poços Já)

Quem está acompanhando minha rotina de treinamentos para a 36ª Volta ao Cristo sabe que os treinos vão bem, apesar de eu vir de um quadro de sedentarismo e obesidade. Uma das grandes responsáveis por eu seguir nos treinos sem lesão, além do trabalho do professor Fernando Nascimento, é a dra. Jaqueline Vaz, fisioterapeuta com formação em pilates e pós-graduada em fisioterapia cardiorrespiratória, que vem fazendo um grande trabalho comigo no Studio Pilates Carvalho Oliveira.

Devido à formação em fisioterapia da dra. Jaque Vaz, o Studio Carvalho Oliveira, do meu amigo André Oliveira, figura importante do esporte de Poços, foca os seus atendimentos em indivíduos portadores das mais diversas patologias, visando um trabalho de prevenção e reabilitação.

- Publicidade -
Rafael Santos luta contra o encurtamento dos membros inferiores (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Dra. Jaque me explicou que tenho um encurtamento muito grande de cadeia posterior de membros inferiores, principalmente no lado direito, que é onde sinto mais dor no joelho. “Você tem uma redução da mobilidade de coluna lombar e encurtamento de isquiotibiais, que precisa ser trabalhada porque na corrida, principalmente na descida, é necessário esse músculo ter um bom alongamento para evitar lesões no joelho. O maior desafio é não sentir dor na lombar durante a prova. É preciso estar com um abdômen bem fortalecido, musculatura paravertebral e quadrado lombar. Você já tem uma força muscular de membros inferiores boa para a corrida e precisa desse alongamento para não ter risco de uma lesão no joelho na hora da subida e da descida do Cristo”. 

Ela destaca ainda que o pilates pode ser feito como a atividade principal ou como um complemento. “Não é o seu caso, que é muito bem assessorado, mas muitas pessoas, nas academias, não fazem alongamento. Só trabalham força e esquecem de trabalhar mobilização, alongamento, e ainda fazem exercícios em posturas inadequadas, o que acaba gerando lesões. As pessoas acreditam que o corpo precisa apenas de força para se manter saudável e na verdade não é isso, precisamos de todo um conjunto de medidas. Então, o pilates é um ótimo método de atividade física porque trabalha o corpo como um todo, onde se tem ganho de mobilidade, alongamento, força muscular, consciência corporal, além de inúmeros outros benefícios, sem causar impacto em nenhuma articulação, o que é muito importante. Sendo uma metodologia que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, qualquer sexo, portadora ou não de patologias”, completa.          

Treino

O Studio Pilates Carvalho Oliveira já me acompanha desde o início do projeto. Os treinos acontecem às segundas, quartas e sextas, com a duração de uma hora e com turmas de no máximo três pessoas.

Na última sessão começamos com uma série focando em mobilização da coluna lombar e alongamento da cadeia posterior do corpo, como forma de preparação e aquecimento para as séries que viriam. Posteriormente fizemos um fortalecimento de membro inferior, deitado no reformer, que é a posição da foto do início da matéria.

Depois foi um exercício no Cadillac, associando fortalecimento de costas (trapézio, serrátil anterior e manguito rotador), com afundo isométrico (quadríceps, isquiotibiais, glúteos), para trabalhar mais a resistência muscular.

Exercício no Cadillac exige força (foto: Juliano Borges/Poços Já)

O exercício seguinte foi na chair, que simula uma bicicleta para trabalhar mais a parte cardio-vascular e fortalecimento de membro inferior. Depois, o exercício de tríceps front focando em fortalecimento de tríceps e o going up and front na chair focando em fortalecimento de quadríceps, isquiotibiais e glúteos.

 

Depois foi feito o exercício de remada no TRX para o grupo muscular das costas também.

Finalizamos o treino de abdômen no barrel e prancha isométrica. “Vale ressaltar que todos os exercícios realizados no pilates são feitos com contração de power house e associados a respiração, o que já auxilia na estabilização de coluna lombar, fortalecimento de abdômen, além de melhora da respiração e condicionamento cardiorrespiratório, muito importante para a realização e conclusão  da prova com sucesso”, destaca a fisioterapeuta.

As sessões no Studio Pilates Carvalho Oliveira estão sendo fundamentais nessa minha jornada rumo a Volta ao Cristo. Dia 28 de janeiro está chegando e os treinos estão cada dia mais fortes. Confira tudo aqui na página Poços Já Esporte e Bem Estar. Até o próximo!

André Carvalho Oliveira, Rafael Santos e dra. Jaque Vaz (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Powered by WPeMatico



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!