- Publicidade -
18 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

7º Pedal Sports Pura Vida percorre nova rota do azeite de Poços

- Publicidade -

Participantes durante parada na Fazenda Irarema (foto: Bikers Rio Pardo)

Nem a chuva que caiu na manhã do último domingo (22) desanimou os cerca de 200 ciclistas, de 19 cidades da região, que participaram do 7º Pedal Sports Pura Vida. O evento, que já se tornou tradicional em Poços, neste ano teve em seu circuito a Fazenda Irarema, onde os participantes puderam conhecer a produção do azeite de alta qualidade que é produzido no local.   

- Publicidade -

Com a participação do atleta Rubinho Valeriano, que já representou o mountain bike do Brasil em três olimpíadas e agora se prepara para conseguir a vaga para Tóquio 2020, o 7º Pedal Sports Pura Vida, organizado pela Pedal Sports em parceria com a Bikers Rio Pardo, contou com percursos de 40 km e 25 km, passando por trilhas single tracks e serras.

O pedal teve atletas de São José do Rio Pardo, Mococa, Campinas, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Vargem Grande do Sul, Americana, Brasiliense, Araras, Botelhos, Cambuí, Campestre, Congonhal, Descalvado, Estiva Gerbi, Guaxupé, Itabira, Luiz Antônio, São Simão, Pirassununga, Santa Rosa de Viterbo, Santa Rita de Caldas, Sertãozinho e São Paulo, além dos ciclistas de Poços de Caldas, que compareceram em grande número.

A chuva não atrapalhou os mais de 200 ciclistas que participaram do evento (foto: Bikers Rio Pardo).

A largada foi no Estádio Ronaldo Junqueira, de onde os participantes partiram em direção à Fazenda Irarema, que há três anos vem produzindo azeite de qualidade na Serra da Mantiqueira. Os participantes puderam conferir as instalações da Fazenda que, além de produzir azeite, tem como grande objetivo a sustentabilidade. Segundo Moacir Carvalho Dias, que ao lado de seu pai é um dos responsáveis pela produção do azeite, desde o começo a ideia era mostrar que da para produzir sem destruir a natureza.  

“Há alguns anos, meu pai presenciou a primeira extração de azeite aqui na Serra da Mantiqueira, percebeu que a região produz um azeite de extrema qualidade e ficou impressionado com aquilo. Ele tinha fazenda no Mato Grosso, mas não tinha nenhuma aqui ainda. Aí, há três anos, surgiu a oportunidade dele comprar essa fazenda, plantar oliveira e produzir azeite. De lá para cá a gente tem feito isso. Nós queremos fazer algo pensando na sustentabilidade, tudo integrado na natureza. Estamos plantando muitas árvores além das oliveiras, produzindo adubo do bagaço”, explica o produtor, que espera fomentar o turismo na Fazenda Irarema.

Fazenda Irarema vem produzindo azeite de alta qualidade na região de Poços (foto: divulgação)

“A ideia é fazer um azeite de qualidade, artesanalmente, um azeite que as pessoas vão experimentar e ver a diferença para os azeites de supermercado. A partir do dia dez de dezembro vamos disponibilizar aulas de degustação de azeite, passeio na fazenda com veículo 4×4, os visitantes vão poder comprar sabonete de azeite e todas as coisas que estamos oferecendo na fazenda”, revela Moacir, que já foi atleta e disponibilizou a fazenda para o evento por seu amor ao esporte.      

Rubinho Valeriano

Uma das presenças ilustres durante o 7º Pedal Sports Pura Vida foi a do atleta olímpico Rubinho Valeriano, que começou sua preparação para tentar chegar à sua quarta Olimpíada, em Tóquio 2020.

“Estou um pouco parado, realizando treinamento de base, fazendo alguns outros esportes, como corrida, bmx, bike trial e mountain bike apenas uma ou duas vezes por semana. Esse passeio foi legal por causa disso, deu para interagir com a galera e fazer um bom pedal. Foi um trajeto muito legal, bem divertido. Daqui a algumas semanas volto forte aos treinamentos, focado em 2018, ano em que já começo a somar pontos para as Olimpíadas de Tokyo em 2020, para quem sabe representar o Brasil pela quarta vez nos Jogos Olímpicos”, destacou Rubinho.

Atleta olímpico Rubinho Valeriano foi um dos que prestigiou o evento (foto: Bikers Rio Pardo)

Mas não foi só Rubinho que aprovou o percurso, Valdir Paulino foi um dos primeiros a completar o percurso de 40 km e chegou muito feliz com o pedal. “Foi muito gostoso, interessante. Achávamos que ia estar chovendo, saímos só com uma garoa, no meio do caminho o tempo foi mudando, não teve muito barro e, graças a Deus, não teve nenhum acidente. Bikers Rio Pardo e Pedal Sports estão de parabéns”, destacou Valdir.

Luciano Carneiro, da Bikers Rio Pardo, destaca que o sucesso do Pedal é devido a ele ter como finalidade  integrar e interagir os adeptos e praticantes do mountain bike.

Evento foi um grande sucesso (foto: Rafael Santos/Poços Já)

“Quero agradecer a  Pedal Sport pelo 5º ano de parceria na realização do evento, a Fazenda Irarema (Sr. Moacir e Maurício) que receberam os ciclistas de braços abertos, com um super apoio  aos atletas. Ao Rubinho Valeriano, por ter aparecido, ter dado uma força para nós. Enfim, agradecer a todos que participaram. Ficamos muito surpresos com o ânimo e a vontade da turma de participar sem se importar com a chuva”, afirma Luciano.

Todas as fotos do evento podem ser encontradas neste link.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!