- Publicidade -
23.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Repórter Fitness | Psicologia esportiva ajuda na preparação para Corrida do Homem

- Publicidade -
Grande objetivo do Repórter Fitness Rafael Santos é completar a prova (Foto: Wagner Sidney Silva/Fotop)

Em mais um desafio do Repórter Fitness, vou pela primeira vez na vida participar de uma corrida de rua, os 6 km da Corrida do Homem, que acontece neste sábado (12), com largada marcada para as 19h, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.

Como escrevi na última reportagem da série, os treinos vão bem. Para não chegar na prova com o corpo em cima, mas com a mente despreparada, decidi buscar ajuda na psicologia esportiva, ciência que busca compreender como os fatores psicológicos influenciam a participação e o desempenho das pessoas no contexto esportivo.

- Publicidade -

Quem está me ajudando é a profissional Adriana Pereira Barcelos que, ao me receber em seu consultório, na Rua Rio Grande do Sul, me explicou que a Psicologia do Esporte e do Exercício, no alto rendimento, tem como objetivo auxiliar o atleta a encontrar o estado mental ideal que possibilite seu melhor desempenho. São utilizadas ferramentas como treinamento mental, técnicas e estratégias para controle da ansiedade, gerenciamento das emoções, concentração e autoconfiança.

Segundo Adriana, já no caso de pessoas comuns que praticam esporte, como eu, o trabalho do psicólogo esportivo consiste na prevenção e promoção da saúde, do bem-estar e lazer. “Nestes casos, o psicólogo pode auxiliar o indivíduo a encontrar a atividade física mais adequada às suas necessidades, a definir objetivos, estabelecer metas e traçar estratégias para que seus objetivos sejam alcançados”, me explicou Adriana.

A psicóloga esportiva Adriana Barcelos conversa com Lucas Rafael dos Santos, um dos favoritos para ganhar a prova de 9 km (Foto: Rafael Santos)

Preparação psicológica

Adriana me disse que a primeira dica para quem vai participar da Corrida do Homem, seja atleta ou praticante de atividade física, é que se estabeleça um objetivo para a prova, como cruzar a linha de chegada no menor tempo possível, chegar entre os dez primeiros colocados ou somente concluir o percurso.

“Objetivos específicos ao longo da prova também podem ser colocados, como, por exemplo, chegar a um determinado quilômetro em um tempo definido, correr cada quilômetro em tantos minutos. Outra dica é pesquisar sobre a prova, conhecer o percurso, se é em asfalto ou estrada de terra, o nível de dificuldade, se tem trechos com subida ou descida, e a partir dessas informações traçar uma estratégia para a prova que possibilite que os objetivos sejam alcançados. Identificar quais as possíveis dificuldades que poderão ser encontradas na prova também é interessante, pois possibilita que o corredor não seja pego de surpresa, e ao mesmo tempo, que tenha ferramentas para lidar com a situação inesperada naquele momento”, destaca Adriana.

Atleta de ponta

Um dos atletas que fazem acompanhamento com a  psicóloga esportiva Adriana Barcelos é Lucas Rafael dos Santos. Um dos principais fundistas de Poços, faz parte da equipe Pé q Voa é tem como especialidade provas de  5km, 10km e 20km. Em fevereiro, foi o 62º colocado entre 15 mil atletas na Maratona de São Paulo, tem ótimas colocações na Volta ao Cristo.

Lucas Rafael dos Santos tem a ajuda da psicologia esportiva para tentar ser campeão dos 9 km da Corrida do Homem (Foto: divulgação)

Lucas  é um dos favoritos para os  9 km da Corrida do Homem e o acompanhamento da psicologia esportiva pode ser o fator fundamental para que ele alcance o primeiro lugar. “Eu busquei a parceria com a Adriana Barcelos porque muitas vezes a barreira está na nossa mente. Nós treinamos muito, mas o psicológico abala um pouquinho. Ainda mais com a falta de apoio, tendo que trabalhar em dois serviços e tendo que acordar às 5h da manhã para treinar. Então, a psicologia vem para agregar, além de trabalhar o físico, trabalhar a mente. Nosso corpo tem um mecanismo de defesa, e a partir do momento que você sai um pouco do limite ele te pede para parar . Você tem que vencer suas barreiras para aí você alcançar seus objetivos”, afirma o atleta.

Corrida do homem

A Corrida do Homem, em Poços de Caldas, será a primeira corrida no Brasil dentro da modalidade e acontecerá dia 12 de agosto. O evento vem para comemorar o Dia do Homem e o Dia dos Pais, data tão expressiva para as famílias. O evento visa reunir cerca de 400 corredores, nas categorias de nove e seis quilômetros, além da caminhada de quatro quilômetros. A arrecadação de leite como parte das inscrições será destinada à Associação de Voluntários Contra o Câncer (AVOCC).  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Autoescola Unitran (rua Prefeito Chagas,310), ou no site corpuseventos.com.br,  pelo valor de R$ 60.

Um fator que com certeza vai me dar mais ânimo no dia da prova é que, seguindo tendência de maratonas importantes, como a de Berlim e a de Boston, a Corrida do Homem disponibiliza hidratação especial com chope artesanal. Será um grande desafio, do qual vou contar tudo na próxima matéria do Repórter Fitness.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!