Patrocínio
Neste ano, evento conta com aulas gratuitas na sede da Caldense (foto: Rafael Santos/Poços Já).

A população de Poços já se acostumou. Em época de Enaf, evento que comemora 30 anos em 2017, a cidade se torna a capital nacional da atividade física. Essa edição especial, que começou na sexta (31) e termina neste domingo (02), foi denominada Enaf Celebration e conta com mais de 2 mil participantes de todo o país, inscritos em 25 cursos e workshops nas áreas de academia, sport medicine, dança e arte, acqua fitness, ciclismo e academia, nutrição, saúde e bem estar, recreação e escola, fitness e business.

Neste ano, uma das novidades foi a volta do evento para a sede da Associação Atlética Caldense. O clube também está recebendo a ExpoEnaf, onde 20 empresas expõem centenas de produtos e lançamentos em equipamentos, acessórios, confecção, livros e CDs sobre fitness e saúde.

Patrocínio

“Nós temos vários professores famosos que estão aqui para esse Enaf Celebration. Viva a Experiência é nosso tema desse ano e vamos colocar em prática o que nós aprendemos nesses 30 anos. Temos o professor Fernando Sardinha, campeão mundial de bodybuilding, temos o professor Allan Menache, preparador físico do Gabriel Medina, o Anderon Campos, atual campeão brasileiro de crossfit. E para celebrar tudo isso, na noite desse sábado, no Teart Mason, vamos fazer uma festa, por isso optamos por não ter curso na noite desse sábado, para congregar todo mundo”, explica o presidente do Enaf, Sebastião Paulino, que destaca essa volta do evento para a Caldense.

“Já fazia um tempo que a feira era feita na Urca, porque quando a Caldense implantou a academia nova, o espaço para a feira ficou reduzido e neste ano estamos com poucos estandes, apenas com parceiros que estão conosco há 30 anos. Em contrapartida, a população ganhou aulas abertas, então nós temos mais de 20 aulas abertas, que é para interagir com a comunidade. Na feira da Caldense acontecem aulas abertas de meia em meia hora”, conta Paulino.

O presidente do Enaf, Sebastião Paulino

Mercado fitness

Em 2015, o mercado foi desafiador para os donos e gestores de academias e para o mercado fitness em geral. Dificuldades e oportunidades marcaram o período, que trouxe para 2016 a ‘obrigação’ de se reinventar para continuar competitivo. Um dos principais temas que permeiam o setor é a ascensão meteórica das academias low cost (com mensalidades enxutas) pelo Brasil, além do fortalecimento das grandes marcas e as constantes mudanças de conceitos no mundo fitness. Muitos são os fatores que devem ser levados em consideração para análise do mercado fitness na atualidade. Um deles é a atual situação econômica do país, que impacta diretamente no dia a dia das pessoas, com a diminuição da frequência e na venda de novos planos, cancelamentos e, claro, a inadimplência.

Na opinião de Paulino, a concorrência só tende a aumentar e a low cost é uma tendência que veio para ficar. “Só com muito foco na melhor forma de gestão e retenção de clientes que seu negócio irá prosperar. A verdade é que está cada vez mais difícil contratar bons professores, educadores físicos e, principalmente, gestores que conheçam do ramo, por isso é preciso ter o foco total no cliente. As grandes redes vão continuar em expansão, não dá para frear isso. Preocupe-se, antes de tudo, com a gestão da sua academia”, diz Paulino.

ExpoEnaf conta com 20 empresas, que expõem centenas de produtos e lançamentos em equipamentos, acessórios, confecção, livros e CDs sobre fitness e saúde.
Patrocínio

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA