FORRÓ TRANSREGIONAL | Ravi Kefi lança álbum nas plataformas de streaming

Música

O compositor e multi-instrumentista Ravi Kefi lança, nesta sexta-feira (8), o disco ‘Forró Transregional’. A proposta do artista é mergulhar nas origens e, a partir daí, transpor ideias pré-concebidas.

O álbum, presente nas plataformas de streaming musical, tem 12 faixas que se lançam a uma leitura ousada, mesclando à tradicional instrumentação forrozeira elementos do erudito contemporâneo e do rock progressivo.

Segundo o compositor, o conceito se dá a partir da ideia da transregionalização. “Transregional é toda arte que, quanto mais se aprofunda em suas origens, mais universal se torna. Uma arte em que a sofisticação brota das raízes. ‘Forró Transregional’ é um álbum que quer ampliar os caminhos do forró, aliando-se às forças criativas populares impulsionadas pela arte de Gonzaga e Valença, de Ramalho e Dominguinhos”, disse Kefi, que faz de tudo um pouco no disco.

Além de cantar, tocar piano, sanfona e violão, é ele quem assina todos os arranjos e composições do trabalho, com exceção de “Até que pare o xote”, uma parceria com Egberto Gismonti, músico de fama internacional.

“Bem, é forró: tem zabumba, triângulo, sanfona e aqueles ritmos e melodias típicas da música nordestina. Dá pra dançar, cantar junto e ser feliz. Mas, a partir dessa base, a música estabelece conexões inesperadas com universos aparentemente distantes”, conta o compositor.

Ravi Kefi

Kefi possui mestrado em Composição pela USP e é doutorando no programa interdisciplinar da UFSC, pesquisando a MPB. Vencedor do Prêmio BDMG de Música Instrumental, além de finalista em outras duas edições, foi também premiado no Festival de Música de Londrina e no Prêmio Nabor Pires de Camargo.

Sua obra como arranjador assina trabalhos como o disco “A Força do Boi”, com o internacionalmente reconhecido violeiro Ivan Vilela, além da execução de arranjos por importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra de Câmara da USP e trabalhos para grupos musicais de prestígio, como o Quarteto da Cidade de São Paulo.