TEATRO EM CASA | Companhia de Atores adapta espetáculo para a internet

Teatro

Com o elenco dividido nas cidades de Dublin (Irlanda), São João da Boa Vista e Poços de Caldas, a Companhia de Atores conseguiu manter as atividades mesmo no período de pandemia. Nesta semana, o grupo lançou no Youtube e redes sociais os dois primeiros episódios de “Assim é se lhe parece”, espetáculo que estreou em 2019, após receber o Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro.

Gravação ocorreu em plataforma de videochamadas

Os episódios estão sendo lançados às terças e quintas-feiras. A história criada pelo italiano Luigi Pirandello (1867 – 1936), que trata sobre o contraste entre o verdadeiro e o falso, a realidade a aparência, é transportada para o programa “Atos que Emocionam”, da fictícia “Estação Radiofônica das Gerais”. Com a ambientação em uma emissora de rádio, o espetáculo se apropria da estrutura das radionovelas nessa comédia que ainda aborda a mania de cuidar da vida alheia, a fofoca e a bisbilhotice.

A ideia de fazer a gravação por meio de um programa de videochamadas partiu do ator Nando Gonçalves, após participar de diversas reuniões utilizando a ferramenta. “Antigamente, as pessoas ficavam em casa e escutavam as histórias das radionovelas. Então, vi a oportunidade de reativar esse modo de fazer arte, mas usando as novas tecnologias”, comenta o ator.

Agora o grupo busca patrocínios, com marcas inclusas nos anúncios da radionovela, sempre de maneira divertida e criativa.

Desafios

A adaptação da peça, que sai dos palcos para as telas, é o maior obstáculo enfrentado nesse trabalho. “Estamos encontrando desafios técnicos, mas tentando resolver da melhor forma possível. É até bacana o teatro trazer comicidade para essa questão”, relata a atriz Grace Souza.

A sonoplastia, realizada ao vivo, é uma característica das radionovelas, mas precisou de ajustes na versão online. O ator e músico Gui Guerriero conta que, depois de diversas tentativas, chegou à conclusão que o melhor seria captar os sons pelo celular e executá-los por meio do computador. “O problema que encontrei foi a captação. Às vezes fazia o som, mas ele não saía, ou aparecia depois, ou só o final. Por isso, precisei fazer a captação de todos os efeitos pelo celular”.

O elenco de “Assim é se lhe parece” é composto por Elisangela Virga, Gabriel Sá, Grace Souza, Gui Guerriero, Lino Bento, Marli Marques, Nando Gonçalves, Renata Cabrera e Roni Mocchegiani. A direção é de Marli Marques.

O primeiro episódio está disponível abaixo. Se quiser saber mais sobre o grupo, acesse a conta no Instagram (@companhiadeatores).