ÓPERA | Festival apresenta “A Flauta Mágica” nesta sexta, com entrada gratuita

Música

Os amantes da ópera têm, nesta sexta-feira (17), um encontro marcado com a programação da 21ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM), de Poços de Caldas. A série de concertos noturnos apresenta, de Wolfgang Amadeus Mozart (1956 – 1791), “A Flauta Mágica (Die Zauberflöte) KV 620”. Regido pelo maestro Jean Reis, o espetáculo promete ser um dos pontos altos da programação do evento e, para a garantia de lugares, pede-se a chegada do público com antecedência. A apresentação começa às 20h30, na Urca, com entrada gratuita.

Apresentação começa às 20h30 (foto: divulgação)

A montagem conta com direção cênica de Francisco Mayrink, que trabalhou como assistente de Tisuka Yamasaki, Bibi Ferreira, Fernando Peixoto, Juarez Cabello e Elvécio Guimarães e assina a direção de mais de cem montagens, tendo se apresentado nos mais importantes teatros brasileiros.

Dividida em dois atos, “A Flauta Mágica” traz como solistas Albert Andrade (que interpreta Papageno), Jéssica Leão (Rainha da Noite), Guilherme Giménes (Sarastro), Daniel Soufer (Tamino), Ana Beatriz Machado (Pamina), Déborah Marchini (1ª Dama), Vanda Otero (2ª Dama), Saah Migliori (3ª Dama), Felipe Vidal (Monostatos) e Laleska Tercetti (Papagena).

A preparação dos solistas é assinada por Francisco Campos, sendo eles integrantes de sua classe de canto e da classe de Carol McDavit. O espetáculo conta ainda com a Orquestra Versatilis, que é regida pelo maestro e diretor artístico do Festival, Jean Reis.

Concertos Especiais & Acadêmicos

Ainda na sexta-feira, a programação do Festival realiza espetáculos em diferentes espaços da cidade, levando música a aqueles que não podem estar nas salas de concerto durante a programação. Assim, o Restaurante Popular torna-se palco de concerto de um grupo de clarinetes do Festival. A apresentação acontece às 11h30.

Dentro da série de concertos acadêmicos, o Teatro do Palace recebe, às 18h, a Orquestra Acadêmica do Festival, regida pelos alunos da Classe de Regência. O programa traz obras de Maurice Ravel (1875 – 1937), Jeff Manookian (1953 – ), Georg Christoph Wagenseil e George Bizet (1838 – 1875).

Marcando a agenda nacional dos mais relevantes encontros de música erudita do país, a 21ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM) ocorre de 9 a 18 de janeiro. Cerca de 30 concertos gratuitos integram a programação diurna e noturna do FMM, ocupando – além do Teatro Municipal da Urca – os quatro cantos da cidade, com espetáculos em asilos, igrejas, museus, hospitais e centros comunitários.

Com promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da PiuMosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei de Incentivo à cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A.