18.1 C
Poços de Caldas
Publicidade

MÚSICA NAS MONTANHAS | Orquestra Versatilis é atração da abertura oficial do festival

- Publicidade -

Neste domingo (12), o Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca) recebe, às 20h30, o espetáculo de abertura oficial da 21ª edição do Festival Música nas Montanhas, que marca o encerramento do Encontro Nacional de Contrabaixos. O concerto apresenta a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis, trazendo como solistas o consagrado violinista Ricardo Herz e os contrabaixistas Valdir Claudino, Ana Valéria Poles e Sérgio de Oliveira.

Contrabaixistas são destaque na apresentação (fotos: divulgação)

A seleção eclética do programa traz a música de Carlos Gomes numa adaptação para orquestra de cordas feita pelo próprio solista Valdir Claudino. O casal de professores de contrabaixo Ana Valéria Poles e Sérgio de Oliveira interpreta “Passione Amorosa”, um dos ícones do repertório do instrumento, por Bottesini. A última parte do programa retrata a brasileiríssima música de Ricardo Herz, em composições e arranjos que fundem técnica e virtuosismo ao bom gosto, numa roupagem popular arrebatadora.

Série ‘Concertos Especiais’

Ainda no domingo, o festival inicia a série ‘Concertos Especiais’, que tem como característica a disseminação de cultura em diferentes espaços da cidade. Assim, quatro apresentações acontecem ao longo do dia, sendo a primeira às 10h45, na Igreja de São Domingos, apresentando a Classe de Canto do Festival.

Às 11h, o Instituto Moreira Salles (IMS) recebe espetáculo que prioriza o repertório de choro, com apresentação ao ar livre, no Música na Jabuticabeira. Também às 11h, o Mercado Municipal torna-se palco para um quarteto de metais e, às 17h, o Instituto Moreira Salles é novamente espaço para a série de Concertos Especiais, com Recital da Classe de Canto.

O Festival segue com uma agenda rica e gratuita de espetáculos e oficinas voltadas a instrumentos orquestrais e ao canto, com destaque, para o aclamado São Paulo Cello Ensemble que, dentro da série de Concertos Noturnos, apresenta na segunda-feira (13), o recital Villa-Villani. O espetáculo acontece às 20h30, no Teatro da Urca.

Programação

A direção artística do Música nas Montanhas conta com a assinatura do maestro Jean Reis. Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da PiuMosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei de Incentivo à cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já