Festival Música nas Montanhas começa hoje, com apresentação no Instituto Moreira Salles

Música

Marcando a agenda nacional dos mais relevantes encontros de música erudita do país, a 21ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM) começa nesta quinta-feira (9). O evento ocorre de 9 a 18 de janeiro.

Com a perspectiva de unir cursos a concertos com entrada gratuita, a programação do evento apresenta alguns dos mais consagrados nomes da música clássica e instrumental no Brasil e exterior e, neste ano, promove o Encontro Nacional de Contrabaixos.

Duo Machado Fialcow abre a programação do Encontro de Contrabaixos
(foto: Sergei Kvitko)

Mais de 50 contrabaixistas de diversas regiões do país participam do Encontro, que segue uma aposta adotada pelo FMM, nos últimos anos, de evidenciar o potencial acadêmico do Festival. De 9 a 12 de janeiro será priorizada uma agenda de oficinas e espetáculos que evidenciam o repertório para contrabaixo, sendo o primeiro concerto marcado pelo duo Marcos Machado (contrabaixo) & Ney Fialkow (piano), na quinta-feira, às 20h, no Instituto Moreira Salles (IMS). A agenda segue com espetáculos da ‘Orquestra de Contrabaixos’ (sexta-feira) e do quinteto de contrabaixos ‘Grupo Contra’ (sábado), ambos às 20h30, no Teatro da Urca.

No domingo (12), o grande espetáculo de abertura da 21ª edição do Festival Música nas Montanhas marca o encerramento do Encontro Nacional de Contrabaixos, apresentando a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis. O concerto traz como solistas o consagrado violinista Ricardo Herz e os contrabaixistas Valdir Claudino, Ana Valéria Poles e Sérgio Oliveira.

O Festival segue com uma agenda rica e gratuita de concertos e oficinas voltadas a instrumentos orquestrais e ao canto, destacando, nesta edição, o trabalho do diretor de ópera Francisco Mayrink na direção cênica de ‘A Flauta Mágica’ de Mozart, e a presença do violinista Ricardo Herz.

A direção artística do Música nas Montanhas conta com a assinatura do maestro Jean Reis.

Ao todo, mais de 30 concertos gratuitos integram a programação diurna e noturna do FMM, ocupando – além do Teatro Municipal da Urca – os quatro cantos da cidade, com espetáculos em asilos, igrejas, museus, hospitais e centros comunitários.

O evento conta com direção administrativa de Raquel Mantovani, além de uma expressiva equipe, com nomes como o de Andréa Turato, Maria Inês Lobão, Flávia Granato, Jesuane Salvador, Eleonora Machado, Rodrigo Pires, Nivaldo Divanny, Bianca Molina Reis, Neide Zanetti e Laís Turato.

Programação

Com promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da PiuMosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei de Incentivo à cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A.

A programação completa da 21ª edição do evento pode ser acessada clicando aqui.