Encontro de Folia de Reis acontece no próximo sábado

Geral

No próximo sábado (4), a partir das 13h, a Basílica Nossa Senhora da Saúde (Igreja Matriz) recebe mais um Encontro de Companhias de Reis, tradicional evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Evento reúne oito companhias (foto: Prefeitura de Poços de Caldas)

Neste ano, oito Companhias participam do evento: Córrego D’Antas, Sul das Gerais, Benedito Luiz Costa, Brasil Esperança, José Vitor Silva, Comunidade Três Reis Santos, Bons Caminhos e Pedro Gomes. Cada companhia faz sua entrada pelo corredor central da Basílica, com a bandeira à frente, sendo saudada por fiéis, convidados e autoridades.

O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar o recém-nascido. O canto prolongado ao final de cada estrofe é a marca registrada das apresentações que emocionam o público.

Turistas e moradores estão convidados a prestigiar o encontro, que tem entrada aberta durante toda a tarde do sábado (4). Realizado sempre no início do mês de janeiro, próximo à comemoração do Dia de Santos Reis (6), o evento resgata a Folia de Reis como manifestação cultural, valorizando o patrimônio imaterial do município.