Evento celebra Mês da Consciência Negra neste fim de semana

Geral

Acontece na sexta-feira (15) e no sábado (16) a Homenagem a Zumbi e Dandara de Palmares, em celebração ao Mês da Consciência Negra. O evento é organizado pela Associação Candeias de Capoeira Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, pelo edital do Fundo Estadual de Cultura.

Evento promove rodas de capoeira, entre outras atividades (foto: divulgação)

Como parte do cronograma de atividades, foram realizados ensaios abertos de danças afro-brasileiras que incluem capoeira, maracatu e dança de rua. O projeto Zumbimba, coordenado por Antônio Carlos Batista, o Mestre Carlão da Capoeira, possui atividades que objetivam a democratização de acesso à cultura, a garantia do pleno direito de exercício cultura e especialmente a valorização e reconhecimento da cultura negra. A Pomar Cultural Produtora, representada pelas produtoras Valéria de Freitas e Larissa de Freitas, elaborou o projeto voltado pra o Fundo Estadual de Cultura.

O evento conta uma programação extensa e participação de diversos grupos de danças afro-brasileiras de todo o país e artistas locais de diversos estilos relacionados à vivência negra no Brasil. Toda programação do evento será gratuita. A Associação Candeias de Capoeira Poços de Caldas desenvolve há mais de 20 anos projetos no município centrados na cultura afro-brasileira. As oficinas de danças afro do Projeto Zumbimba já formaram milhares de jovens, tanto como mestres como cidadãos conscientes destes elementos culturais de identidade e resistência.

Programação completa

Sexta-feira

19h – Associação Candeias de Capoeira (Rua Capitão Afonso Junqueira, 331, Centro) – Curso com Contra mestre Envergado do Grupo Cordão de Ouro (gratuito)

Sábado:

10h – Terminal de Linhas Urbanas – Roda de capoeira

14h – Estação Fepasa – Apresentações com grupo de dança de rua The Power Dance, grupo de Bboys Original Rocking Crew, grupo de maracatu Congo de Ouro, grupo de samba e pagode Samba dos Amigos, grupo Swing e Artmanha, bateria show sistemática do Mestre Bucha, roda de capoeira batizado e entrega de graduação. Estarão presentes nesta roda grupo Cordão de Ouro (SP), grupo Luanda (SP), grupo Beija Flor primitivo (Guarulhos-SP), grupo Filhos do Bonfim (Poços e região) e Escola de Capoeira de Alfenas.