Home Arte Teatro Grupo NucleArte apresenta peças com entrada gratuita neste fim de semana

Grupo NucleArte apresenta peças com entrada gratuita neste fim de semana

0
Grupo NucleArte apresenta peças com entrada gratuita neste fim de semana
Espetáculo é baseado em relatos de vítimas das tragédias (foto: Dani Alvisi)

O grupo NucleArte realiza duas apresentações com entrada gratuita neste fim de semana. Na sexta (27), o evento “Uma noite no museu” recebe os “Monólogos [IN] Cômodos”, às 22h. Já no sábado (28), o espetáculo “Lama – O grande cemitério” volta ao palco do Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, às 20h30.

Monólogos [IN] Cômodos

Monólogos serão apresentados durante o evento “Uma noite no museu” (foto: Rogério Santos)

Realizada por meio do edital Pró-Museu, a peça tem proposta ousada: o público é convidado a percorrer os cômodos do Museu Histórico e Geográfico, guiado por mordomos e pelo casal anfitrião. Em cada sala, um encontro com personagens e assuntos incômodos, porém necessários.

A peça reúne diversos textos criados pelo próprio elenco, além de inspirações em obras de Chico Buarque, Fernando Pessoa, Heiner Müller e William Shakespeare.

Textos autorais se misturam a obras de grandes dramaturgos (foto: Rogério Santos)

Ficha técnica

Direção: Nando Gonçalves; codireção: Luciana Rossi; elenco: Aria Nery, Fernanda Franz, Gui Guerriero, Isabela Viana, João Araújo, Julia Montezano, Marcelo Ambrósio, Nanda Dearo, Rafa Falz e Victor Araújo.

Lama – O grande cemitério

Espetáculo é baseado em relatos de vítimas das tragédias (foto: Dani Alvisi)

O espetáculo autoral, que estreou no Julho Fest 2019, aborda as graves consequências dos crimes cometidos pelas mineradoras em Mariana e Brumadinho, com dramaturgia baseada em relatos das vítimas. Segundo o grupo, tratar deste tema requer mergulhar em um vasto, revoltante e triste universo: a influência política e econômica da mineração, as centenas de mortes, as dúvidas sobre a sobrevivência dos rios, o luto, a superação da perda e a tentativa de seguir em frente.

Músicas são tocadas e cantadas ao vivo

Para representar tantos pontos, o grupo se transforma em um coro que conduz a história entre os sentimentos dos sobreviventes da tragédia e o lamento mineiro, estado que desde a fundação convive com a exploração da natureza e o sofrimento do povo em benefício do lucro.

Espetáculo do grupo NucleArte é autoral

Além do texto, as músicas também são autorais e executadas ao vivo. A apresentação ocorre com patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do edital de Patrocínio Direto.

Ficha técnica

Direção: Nando Gonçalves; codireção: Luciana Rossi; direção musical: Nanda Dearo; dramaturgia: João Araújo; texto: Isabela Viana e João Araújo; iluminação: Felipe Campos; cenografia: Nando Gonçalves; cenotécnicos: Aria Nery e Juliano Borges; violão: Guilherme Reche e Rafa Falz; percussão: Gui Gerriero e Fernanda Franz; elenco: Aria Nery, Fernanda Franz, Gui Guerriero, Isabela Viana, João Araújo, Julia Montezano, Marcelo Ambrósio, Nanda Dearo, Rafa Falz e Victor Araújo.