21.6 C
Poços de Caldas
Publicidade

MIA | Plataforma que conecta músicos será lançada nesta quinta

- Publicidade -

Nesta quinta-feira (29), a Mostra Integrada de Artes (MIA) destaca, em duas diferentes ações, o empreendedorismo nas artes. A primeira delas ocorre com o pré-lançamento de uma plataforma digital de construção de turnês para músicos – e seus agentes. A segunda é uma roda de conversa sobre conexão empresarial, social e humanitária.

Ana Paula Maich cirou a daleGig

A primeira atividade está marcada para as 16h30 no Museu Histórico e Geográfico e recebe a palestrante Ana Paula Maich, que criou a daleGig, uma plataforma que chega às ruas oficialmente no próximo dia 10 de setembro, mas que terá pré-lançamento em Poços de Caldas.

A plataforma conta com serviços e ferramentas para criação e gestão de tours e usa case do Duo Finlandia para exemplificar como pode funcionar.

“Na palestra de amanhã nós vamos sortear uma assinatura trimestral para os músicos com projeto autoral que estiverem presentes e 10 vouchers de 20% de desconto que poderão ser utilizados em qualquer um dos nossos planos, mas também oferecemos serviços agregados com vídeos de formação em produção cultural, que é gratuito. Ou envio de propostas para editais e representatividade em feiras e festivais que é um serviço pago independente dos outros planos. Ao final de um processo – que é detalhado na plataforma – o sistema junta todos os dados e monta uma proposta de show que é enviada para os contratantes e a negociação acontece toda dentro do site”, explicou Ana Paula Maich.

A segunda atividade ocorre às 18h30 no Hotel SanThiago e conta com a jornalista e empresária Vanessa de Faria, que reúne participantes da Rede Positiva para uma atividade de apresentação dos valores da iniciativa, que abrange empreendedores de todas as áreas e troca experiências e serviços por meio de uma rede.

As duas ações vão ao encontro da proposta do festival, que é explorara diversidade e a multiplicidade dentro da arte e, assim, oferecer ferramentas para que artistas consigam fomento e autonomia em suas carreiras.

“Além das exposições, mostras e eventos que estamos oferecendo durante toda semana, temos também estas ações que são gratuitas e formativas, pensando que os artistas precisam também de capacitação, de troca e de formação de redes para continuarem a produzir e a difundir seus trabalhos”, destacou a diretora da mostra e gestora cultural Chiara Carvalho.

Olhar Circular: mostra tem cinema gratuito na praça

Em parceria com o projeto Olhar Circular, a Mostra Integrada de Artes, MIA, realiza também nesta quinta-feira (29) às 19h30 a exibição do filme brasileiro “Narradores de Javé”, no espaço arborizado da Praça da Urca, ao lado do Museu Histórico e Geográfico. A entrada é gratuita e estudantes do período noturno da Escola David Campista foram convidados. A lotação é sujeita a 200 lugares e será oferecido como cortesia pipoca e refrigerante ao público.

A obra cinematográfica brasileira é protagonizada por José Dumont, Luci Pereira, Nelson Xavier com participação de Matheus Nachtergaele. O filme conta a história do pequeno vilarejo de Javé, onde somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do local. Os moradores se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

O projeto Olhar Circular é realizado em Poços de Caldas través da Pomar Cultural. “Nós trabalhamos apenas com filmes nacionais e fazemos uma curadoria dos filmes que serão exibidos. A escolha se dá primeiramente pela linguagem e por serem filmes reflexivos, mas, ao mesmo tempo, de fácil entendimento e divertidos”, explicou Valéria Freitas, produtora executiva do projeto.

Sobre a MIA

O evento tem a direção da gestora cultural Chiara Carvalho e é viabilizado pelo edital para concessão de patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Há, também, parceria com empresas da cidade e apoio do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, Instituto Moreira Salles (IMS/Poços), Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Atelier Obra 255, New York PUB, Espaço Cultural Ziriguidum, Sindicato de Hotéis, além de cafés e restaurantes da cidade.

A Mia conta com coordenação geral do músico Breno Scalla Oliani, tendo, ainda, produção executiva de Jesuane Salvador e, como equipe de curadores Eduardo Sueitt (música), Luciana Faria (fotografia), Fábio Guedes (artes plásticas) e Marcelo Leme (audiovisual).

Mais informações: https://medium.com/@mostradeartesintegradas

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já