KAUÃ SOARES | Conheça o ator poços-caldense que está em Escola do Rock

Música Teatro
Kauã interpreta Lawrence em Escola do Rock (foto: Juliano Borges/Poços Já)

O maior elenco da história do teatro musical brasileiro, com 42 crianças e 21 adultos, tem um representante poços-caldense. É o Kauã Soares, de 12 anos, que interpreta o tecladista Lawrence em Escola do Rock, em cartaz no Teatro Santander. A produção estreou dia 15 e tem seis sessões semanais, nas quais os três grupos infantis se revezam. O Divirta-se em Poços acompanhou a apresentação de domingo (25), com a presença de Kauã.

Fomos convidados pelo curso de vivência em teatro musical, que ocorre na escola Vivace e é dirigido por Bia Câmara, para assistir ao espetáculo junto do grupo de 100 pessoas, a maioria estudante de teatro musical, que saiu de Poços direto para a capital paulista. A oportunidade existe devido à contrapartida social exigida pela Lei Rouanet, que incentiva o espetáculo.

Elenco tem 42 crianças, que se revezam nas seis sessões semanais (foto: divulgação)

Em cena, Kauã toca teclado ao vivo, dança, canta e conversa várias vezes com o protagonista Dewey Finn (Arthur Berges). Apesar da pouca idade, o poços-caldense já se prepara há bastante tempo. Ele faz aulas de circo desde os quatro anos, influenciado pela mãe, que tem uma escola circense em Poços.

Para passar nos testes, Kauã fez aulas particulares de piano popular, com Nanda Dearo, canto, com Filip Maluf, sapateado, na academia Equilibrius Artes, e balé clássico, na escola de dança Gisa Carvalho, além de já ter participado de três montagens do curso de vivência em teatro musical. Para Bia Câmara, que dirigiu as três produções, foi marcante assistir o ex-aluno em um espetáculo de grandes proporções. “Eu tenho muito orgulho de ter podido participar desse encontro dele com esta área da arte que o fascina. Viver de arte no país é muito difícil e o teatro musical abriu um pouco esse leque, tornou plausível a sobrevivência através da arte. Eu fico na torcida para que mais e mais alunos possam viver isso também”, comenta a diretora.

Grupo de Poços de Caldas assistiu ao espetáculo no domingo (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Ele já havia ficado entre os cinco finalistas de Billy Elliot e sido escolhido para dar vida a Michael Darling, em Peter Pan, porém problemas da produção impediram a contratação de crianças. Em seguida, surgiram os testes para Escola do Rock. “Eu já tocava um pouco antes das audições, mas quando vi que ia ter peguei firme no teclado. Tem muitas etapas de audições e são muitas crianças que participam, então é bem complicado passar. Eu já fazia musical lá em Poços, com a Bia, e fui passando, passando, passando, e aí passei!”, resume.

Kauã e a mãe, Cinzia (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Foram três meses de ensaios, de segunda a sábado, das 14h às 20h. O trabalho é árduo, mas Kauã diz que está gostando muito da experiência. A mãe, Cinzia Alvarez, conta que ficou surpresa e emocionada na estreia. “É bem emocionante. Em Poços eu sempre estava por dentro das coisas, aqui não fico sabendo de absolutamente nada. A gente chega, deixa a criança, assina a presença e vai embora. Só vi no dia da estreia. Foi uma surpresa total”.

O ator Arthur Berges, que interpreta o protagonista, é só elogios para Kauã. Ele ainda afirma que a experiência circense ajuda bastante em cena. “O Kauã é demais, tem um trabalho de corpo muito louco. Eu jogo muito as crianças, pra cima e pra baixo, e ele é um dos que eu tenho mais segurança, porque eu sei que ele vai saber como cair, saber como dar a cambalhota. Ele é dez, muito gente boa. Adoro trabalhar com ele”.

Para acompanhar a rotina do Kauã, é só seguir @kaua.a.soares no Instagram.