Home Divirta-se Manchete Divirta-se MIA | Jesuane Salvador e Orquestra de Cordas abrem evento

MIA | Jesuane Salvador e Orquestra de Cordas abrem evento

0
MIA | Jesuane Salvador e Orquestra de Cordas abrem evento
De acordo com Jesuane Salvador, repertório mescla músicas eruditas e populares (fotos: Maikel Richard)
De acordo com Jesuane Salvador, repertório mescla músicas eruditas e populares (fotos: Maikel Richard)

A primeira edição da Mostra Integrada de Artes (MIA) começa neste sábado (24), às 10h, nas Thermas Antônio Carlos. Os concertos que abrem os trabalhos reúnem a cantora Jesuane Salvador e a Orquestra de Cordas do Conservatório de Poços de Caldas, sob regência de Rafael Sisti.

Segundo a cantora, o repertório valoriza um diálogo entre a música popular e a erudita, com arranjos criados pelo músico Marcos Humberto Vieira de Oliveira especialmente para o projeto. “A intenção do projeto é valorizar o trabalho de compositores de qualidade incontestável, rompendo fronteiras entre o erudito e o popular. Para mim, a oportunidade de realizar este trabalho com a Orquestra de Cordas é um presente. Esperamos que o público esteja conosco, pois será um momento de imensa alegria para nós”.

Orquestra de Cordas tem 30 alunos do Conservatório

Para o maestro Rafael Sisti, os concertos trazem uma oportunidade de aproximação do público ao trabalho realizado pela Orquestra de Cordas. “Será um momento muito agradável, em que apresentamos um programa que se divide em dois momentos, sendo o primeiro dedicado às canções, com a cantora e amiga Jesuane Salvador e, o segundo ao repertório para cordas. Esta é uma parceria que nos traz imensa alegria, pois além da oportunidade de aproximação com o público, nossa Orquestra, que é formada por alunos e professores, trabalha também sua característica pedagógica oferecendo visibilidade a jovens músicos em um programa belo e de qualidade”.

O projeto que reúne Jesuane e a Orquestra é viabilizado pelo incentivo do Hotel Golden Park, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e Secretaria Municipal de Cultura, tendo como parceiros a Codemge e o Studio Ângulos, com realização da Engenho de Cultura.

Jesuane Salvador

Ganhadora de prêmios como o Itaú Cultural, Jesuane Salvador é dona de interpretações elogiadas por personalidades como o diplomata e criador da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Sérgio Rouanet, e o escritor Luís Fernando Veríssimo. Estudou Performance e Dramaturgia (SP-Escola de Teatro) e é mestranda pela Unicamp (SP), pesquisando o canto como ferramenta de discurso social.

Jesuane alcançou reconhecimento de entidades como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de MG (Iepha) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), além de ser destaque em veículos como Folha de São Paulo, Jornal DCI, TV Cultura e TV Brasil, inclusive nos principais veículos especializados em jazz do país.

Orquestra de Cordas do Conservatório de Poços de Caldas

O grupo é formado por alunos e professores de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, piano e percussão do Conservatório Municipal de Poços de Caldas. Em suas apresentações, traz repertório de compositores que transitam entre o erudito e o popular, como Heitor Villa-Lobos, além de obras de compositores internacionais.

São 30 alunos que compõem a Orquestra, variando entre iniciantes e profissionais, de 9 a 60 anos, regidos pelo maestro e professor Rafael Braga Sisti.

Serviço

O quê: In Concert apresenta Jesuane Salvador e Orquestra de Cordas

Quando: sábado (24), 10h

Onde: Thermas Antônio Carlos

Quanto: entrada gratuita, sujeita a lotação