BENGALA CULTURAL | Projeto leva arte para idosos

Arte

O projeto Bengala Cultural retomou as atividades no Grupo de Convivência dos Idosos mantido pelo Serviço de Obras Sociais (SOS), em Poços de Caldas. Promovido pela Oficina da Terra Art Studio, é patrocinado pela Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e acontece às quintas-feiras na sede da entidade, para mais de 60 idosos.

As sessões são realizadas pelos artistas artistas Rô Lovato e Anderson Almeida, com o objetivo de resgatar o idoso como ser cultural, detentor de experiências criativas autênticas e memoráveis. “A ideia é que o idoso recorde o que lhe dá alegria e prazer de viver e descubra que ainda é protagonista de sua história”, afirma Lovato. Para tanto, o projeto realiza encontro culturais de música, literatura, cinema e artes plásticas.

Projeto foi criado em 2010 (fotos: divulgação)

Anderson conta que os idosos são convidados a interagir e exercitar a mente e a memória. No primeiro encontro, que aconteceu na semana passada, foi exibido o filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, um convite a muita diversão e boas risadas. Esta semana foi a vez da poesia e projeto promoveu um sarau literário, mesclando poemas de grandes autores da literatura brasileira com textos dos participantes.

Cinema, música e literatura são trabalhados com os idosos

Nas próximas semanas, o projeto realizará a Oficina Arte Bengala, cuja proposta é o exercício livre da criatividade e da espontaneidade, seguindo de exposição da produção artística. Outra atividade será o Encontro Bengala Musical, um verdadeiro resgate da memória musical, em formato “um banquinho e um violão”, no qual os participantes sugerem as músicas a serem cantadas por todos.

O projeto cultural foi criado em 2010 e realizado desde então em asilos e eventos para a terceira idade. Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas no Blog Bengala Cultural, criado com o intuito de fomentar, difundir e debater atividades culturais desenvolvidas para idosos e divulgar seus resultados.