Publicidade

A importância da proteção da biodiversidade é a mensagem chave da quinta edição do Conexão Sustentável Alcoa, projeto cultural itinerante que inclui teatro, oficinas educativas e sessões de cinema. O Palco Móvel, estrutura com palco e arena capaz de receber até 250 pessoas sentadas, inicia as atividades desta edição no dia 6 de agosto, em Poços de Caldas.

Em 2019, o Conexão Sustentável Alcoa será dividido em duas etapas e terá cinco meses de atividades. O Palco Móvel ocorre de agosto a setembro, com apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e sessões de cinema. Já o Sala Brasil inicia em outubro e segue até dezembro, com teatro e cinema. Os participantes, na maioria crianças e adolescentes, também vão receber uma cartilha educativa sobre o tema ao final das atividades.

Publicidade

O Palco Móvel começa em Poços de Caldas (MG) e depois passa por Divinolândia (SP), Andradas (MG), São Luís (MA), São José de Ribamar (MA) e Juruti (PA). As apresentações teatrais ficam por conta de duas companhias.

O Circo Fool apresenta o espetáculo “O Menino Passarinho e a Estrela Encantada” que conta a jornada de um garoto e de seu boizinho através de rios e igarapés até encontrar, na floresta Amazônica, seres encantados do imaginário caboclo que vão lhe apresentar ideias ecológicas em defesa das águas, do ar, e das florestas.

Já a companhia Casa do Bispo Atelier apresenta “A Hora é Agora”. No espetáculo, dois amigos decidem unir forças para construir uma máquina fantástica que ajudaria as pessoas a preservar a biodiversidade. Os personagens Inventiva e Sabe Tudo passam por divertidas e emocionantes aventuras e contam com a ajuda da plateia para que tudo dê certo no final.

2ª etapa
A segunda etapa do projeto começa em outubro com a Sala Brasil. Itinerante, com capacidade para 30 pessoas e espaço para cadeirantes, a sala é climatizada e tem estrutura de som e luz para receber sessões de cinema e apresentações do espetáculo “Quiz Intergalático”. Criado pela companhia Trip Teatro, a montagem inédita traz dois palhaços-cientistas, Marga e Tutúlio, que querem ganhar uma viagem ao espaço. Para isso, terão que entender como funciona nosso planeta e quanto nossas atitudes impactam no meio ambiente e também no nosso entorno. A primeira parada será em Poços de Caldas (MG). Depois a viagem segue por Divinolândia (MG), São Luís (MA), Santarém (PA), Juruti (PA) e Óbidos (PA).

“Com o Projeto Conexão Sustentável, buscamos nos conectar com as comunidades locais. Demonstramos que conceitos de sustentabilidade e inovação andam juntos, gerando valor”, diz a diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, Michelle Sayo.

“O Conexão Sustentável é uma oportunidade única. Com ele podemos percorrer milhares de quilômetros pelo país, em estradas e até rios, para levar teatro e cinema a públicos que têm poucas oportunidades de acesso a bens culturais”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. “Esse se torna um trabalho importante de criação de plateias e disseminação da cultura”, completa.

Realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura, o Conexão Sustentável Alcoa tem patrocínio da Alcoa e apoio das prefeituras municipais.

Poços de Caldas

Circo Fool apresenta o espetáculo “O Menino Passarinho e a Estrela Encantada”. Foto: Divulgação

Em Poços de Caldas, a programação vai de 06 a 09/08, com sessões teatrais alternadas das peças “O Menino Passarinho e a Estrela Encantada” e “A Hora é Agora”, nos horários de 8h30, 9h40, 14h e 15h10. Participam alunos de escolas públicas e centros de educação infantis da cidade, já agendados por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

No período noturno, as apresentações de cinema e teatro são gratuitas e abertas ao público, a partir das 19h30, no Palco Móvel do Parque José Affonso Junqueira, com a seguinte programação:

06/08 – Filme “Mogli – O menino lobo”

07/08 – Filme “O Lorax – Em busca da trúfula perdida”

08/08 – Peça “A hora é agora”.