Palco Giratório traz atrações de dança e teatro para Poços

Manchete Divirta-se

Poços de Caldas é a próxima cidade a receber o Palco Giratório, maior circuito de artes cênicas do Brasil. De 8 a 14 de agosto, o projeto do Sesc traz atividades formativas e apresentações de dança e teatro, tudo de graça.

A programação tem início no dia 8, às 20h, com a Mostra de Dança do dançarino alagoano Jessé Batista, que realiza duas ações formativas para os alunos dos cursos de Arte e Cultura do Sesc Poços de Caldas, além de profissionais da dança e atores locais. As atividades propõem a troca de ideias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos, além de reflexões sobre o fazer artístico. Não haverá participação do público.

Serão propostas atividades com as turmas avançadas de Balé e Dança Contemporânea, do Sesc Poços de Caldas, juntamente com os instrutores Luciana Valverde e Nando Gonçalves.

O evento tem entrada gratuita e aberta ao público, com lotação máxima de 60 lugares.

No dia 10, também às 20h, Jessé Batista convida os alunos de Dança do Sesc para um intercâmbio.

Das 14 às 22h, no dia 11, o dançarino alagoano fala sobre técnicas corporais para exercícios técnicos de movimento a partir de anos pesquisando e praticando danças de rua norte-americanas. Jessé Batista passou a entender todas essas técnicas e estilos como uma teia, partindo todas de um único ponto, ou de pontos semelhantes. Nessa teia, as corporeidades associadas a memórias promovem o desenvolvimento e a criação de danças, por meio de uma expansão das técnicas corporais. Busca-se experimentar exercícios técnicos, como também a improvisação nas formas de treinamento a partir de algumas ações de deslocamento e exploração de níveis espaciais, para se chegar a uma finalidade, que é construir um corpo forte e perceptível.

As aulas de técnicas se repetem nos dias 12 e 13, das 19h às 23h.

Espetáculos

No dia 9, às 20h, será apresentado o espetáculo R.A.L.E – Realidade apropriada libera evidência. Com duração de 35 minutos. Confira a sinopse: Este espetáculo é um corpo preado por um sentido político que desfavorece um terço da imensa população brasileira. Não é a questão de permanecer e pertencer àquele lugar e sim de ser tratado como apenas um mero corpo. Um corpo construído como um dispêndio de energia muscular, em meio a ruas, avenidas, becos, vielas, subidas, descidas, em uma cidade desigual, na qual um dos maio¬res desafios é se sustentar perante o seu próprio corpo.

R.A.L.E – Realidade apropriada libera evidência

A entrada é gratuita ao público e limitada a 40 lugares.

No dia 14, às 19h, ganha a cena a peça “Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata”. A apresentação vai acontecer fora das dependências do Sesc, no cruzamento da avenida Espanha com a rua Egito, s/nº, bairro Parque das Nações.

A peça retrata um grupo de velhos mascarados visitando um bairro da cidade povoando o cotidiano com imagens saudosistas do passado. No Episódio II: Ensaio para uma Serenata, eles saem pelas ruas oferecendo canções nas residências, com um repertório constituído de músicas populares, de meados do século passado, despertando a memória dos moradores.

Serviço

Palco Giratório em Poços de Caldas

Período: 8 a 14 de agosto (quinta, sexta, segunda, terça e quarta-feira)

Horário: conforme programação

Local: conforme programação

Participação: gratuita

Informações sobre o evento (público): (35) 2101-8950