Evento que celebra a cultura italiana começa na quinta

Destaque

Começa na próxima quinta-feira (25) e vai até o sábado (27) o evento “A Itália no Sul de Minas”, em Poços de Caldas. A programação celebra a cultura italiana com música, cinema e palestras.

Apresentação de quinta terá a presença do maestro Rafael Sisti

A abertura do evento acontece na quinta-feira (25), às 19h30, no Teatro Benigno Gaiga (Urca), com a apresentação da Orquestra de Cordas do Conservatório Musical, com a presença do maestro Rafael Sisti e da cantora italiana Charlote Mello, que executarão músicas italianas. Os ingressos custam R$ 20 e já podem ser adquiridos na Pesos e Medidas (rua Santa Catarina, 18), Hotel San Thiago (Rua Minas Gerais, 539) ou na hora do evento (sujeito a lotação).

Orquestra de Cordas do Conservatório Musical se apresenta durante o evento

Na sexta-feira (26), com entrada franca, acontece no pátio da Fepasa (Praça Paul Harris S/N), às 19h30, a sessão de cinema italiano, com o filme Startup. Fechando a programação, no sábado (27), também com entrada franca, ocorre uma rodada de palestras na Câmara Municipal. Às 15h, acontece a palestra “Imigração Italiana”, com o historiador Virgínio Mantesso Neto. Em seguida, às 17h, é a vez de “Sobrenomes Italianos”, com o sociólogo Daniel Taddone. Das 18h30 às 19h30 haverá uma roda de perguntas com os palestrantes.

O evento é uma realização do Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, com apoio do Consolado d’Itália em Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Turismo , Hotel San Thiago, e Vilamonge Café.  A presidente do Círculo Ítalo Brasileiro, Elaine Piva, explica que a ideia do evento foi fazer alguma coisa que não estivesse ligado só a gastronomia italiana e sim mostrando um pouco da cultura e das raízes daquele povo.

“A intenção a princípio era desvincular um pouco a Itália só da comida, só da gastronomia, que é importante também, mas, no nosso caso aqui, os descendentes precisam conhecer um pouco como aconteceu a imigração  aqui na região, principalmente aqui na nossa cidade e como aconteceu a imigração italiana de modo geral no Brasil, a origem dos sobrenomes, a forma de como eles são regionais. Então, foi uma maneira de fazer com que as pessoas conheçam um pouco da própria história”, explica Elaine.

A presidente do Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas destaca ainda que a programação foi feita para chamar a atenção da comunidade italiana da região. “O filme que a gente vai projetar é uma atividade bem cultural e bem ligada a Itália, porque é uma história real de um italiano nativo. E o concerto também, já que, apesar da orquestra ser genuinamente brasileira, mineira e poços-caldense, executam muito bem músicas italianas muito conhecidas.É um misto de sensações, um pouco de cultura, um pouco de conhecimento, porque nossa intenção é sempre estar lembrando os nossos antepassados que se estabeleceram aqui. Lembrando que o Círculo existe e que nós trabalhamos incessantemente para tentar reaproximar essas famílias”, diz Elaine.

“Não digo nem manter as tradições, porque os hábitos primordiais  dos nossos antepassados já ficaram bastante modificados com a mescla com a cultura regional. Não temos mais uma cultura e uma tradição unicamente italiana aqui em Poços. Mas, a tentativa nossa mesmo é reunir essas famílias, porque no passado elas eram muito unidas, trabalhavam juntas, festejavam juntas, choravam juntas… Isso se perdeu um pouco na modernidade. Nos nosso dias atuais ainda mantemos um pouco dessa intenção de nos reunirmos, mas muito dentro da família, em um núcleo bem íntimo”, completa a presidente do  Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas.