Semana de Museus tem teatro, oficinas, música e cinema

Arte

A 17ª Semana Nacional de Museus começou na segunda-feira (13) e segue até domingo (19). Em Poços de Caldas, a programação inclui o Museu Histórico e Geográfico, o Instituto Moreira Salles e o Memorial Padre Carlos, com apresentações, palestras, oficinas, rodas de conversa e exibição de filmes.

Confira a programação completa:

Museu Histórico e Geográfico

Rua Padre Henry Mothon, Vila Junqueira

Quarta-feira

15h – “Contos pouco contados”: peça de teatro que aborda o folclore brasileiro e suas tradições.

20h – Exposição “Hip-hop em cine – o futuro é hoje”:  o projeto conta com a exibição de um vídeo documentário autoral do grupo, além de show e uma roda de conversa com os usuários sobre a cultura do hip-hop.

Sexta-feira

20h – Don’s Maria e convidados debatem a posição da mulher na cultura do Brasil. Depois, show de Tine Taga interpretando canções de grandes mulheres da música brasileira.

Sábado

16h – App Fem Help: Apresentação do aplicativo que utiliza os recursos digitais na luta feminista, em roda de conversa sobre a influência das mídias digitais pelas mulheres na militância.

18h – “Ovídio e a relação com a mulher”: análise da obra ‘A Arte de Amar’, do poeta romano do início da era cristã que fala dos direitos da mulher desejar de forma igual ao homem e a relação com o feminismo da atualidade.

Domingo

10h – Oficina de danças folclóricas: o projeto visa divulgar as danças e ritmos musicais de tradições afro-brasileiras que, cada vez mais, estão ficando restritos a pequenos grupos.

Instituto Moreira Salles

Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados

Exposição “Quatro Artistas Paulistas” – mostra reúne trabalhos de Ana Calzavara, Celina Yamauchi, Marcia Cymbalista e Marco Buti, com pinturas, desenhos, fotografias, gravuras e vídeos.

Quarta-feira

19h – Exibição do curta-metragem “O homem da fé – a obra de Amadeu Francisco”, que apresenta o universo cultural de Seu Amadeu, catireiro, caixeiro de Folia de Reis, rezador e produtor de remédios naturais.

19h30 – Roda de conversa “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

Memorial Padre Carlos

Avenida José Remígio Prézia, 120, Santana

Terça a Sexta-feira

7h30 às 16h30 – Visitação com monitores

Quinta-feira

14h – Oficina “História oral na importância de resgate de tradições”