Grupo de teatro convida mulheres para ação contra violência

Teatro

A companhia de teatro Conscius Dementia grava, neste sábado (13), o teaser do novo espetáculo “A gaiola, a mordaça e a flor”. Estão convidadas todas as mulheres, de qualquer idade, classe econômica ou etnia, para responder à pergunta “quando você se reconheceu mulher?”

Os trabalhos começam às 14h, na Cabine Literária, que fica na rua São Paulo, Centro de Poços de Caldas. A ação também faz parte do processo de pesquisa para a nova peça, cuja criação começou em 2017, com uma intervenção em bares entre o Dia Internacional da Mulher e o Dia das Mães.

Intervenções em protesto à violência contra a mulher aconteceram em 2017 e iniciaram processo de pesquisa (imagem: divulgação)

Com o teaser, a proposta é iniciar a divulgação e a campanha de financiamento coletivo para realização do espetáculo (que será lançado oficialmente dia 25), assim como dar voz às mulheres e promover a luta contra o machismo, a violência e o silenciamento. A motivação para a peça teatral também surge do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 5, que diz: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

A atriz Gabriela Severini, que faz parte do grupo, destaca que “A gaiola, a mordaça e a flor” colabora na busca por mudança de padrões sociais. “São muitas coisas que precisam ser faladas e o que conseguimos dizer será mais eficiente através da arte. Mas, ao mesmo tempo, não conseguiremos dizer tudo em apenas uma criação, por isso foi necessário que fizéssemos alguns recortes e assim o espetáculo falará de mulheres através dos temas: matrimônio, padrões de beleza, cultura do estupro e sexualidade, entre outros”.

Sobre a ação deste sábado, Gabriela afirma que é importante para que diversas realidades sejam consideradas no espetáculo. “Não falamos por todas as mulheres e por isso precisamos da ajuda de muitas de nós para não deixarmos de ouvir as que não estão no nosso círculo de trabalho. Respeitamos o lugar de fala de cada uma e queremos mostrar que ainda há muitas outras coisas a serem ditas, refletidas e modificadas no comportamento da nossa sociedade”, resume.

Saiba mais sobre a Cia. Conscius Dementia na página do Facebook e no Instagram (@ciaconsciusdementia).