17.9 C
Poços de Caldas
Publicidade

JORNALISMO | Âncoras da Jovem Pan News participam de mesa no Flipoços

- Publicidade -
Vera Magalhães também é colunista de Política do jornal O Estado de São Paulo (foto: divulgação)

Analisar o nosso idioma como instrumento de poder político foi o desafio proposto pelo Flipoços aos jornalistas Vera Magalhães e Joel Pinheiro da Fonseca, comentaristas do programa “3 em 1” da Jovem Pan News, que estarão juntos na Mesa “Nossa Língua, Nossa Política” dia 4 de maio, 17h30, no Teatro da Urca.

Vera Magalhães, colunista de Política do jornal O Estado de São Paulo, editora do BR18, foi ainda editora de Poder da coluna Painel da Folha de São Paulo e editora executiva da revista Veja. Joel Pinheiro, filho de Eduardo Giannetti da Fonseca, é economista e mestre em filosofia. Tem coluna semanal na Folha de São Paulo e no aplicativo Exame Hoje.

Tradicionalmente, o Flipoços destaca e valoriza a língua portuguesa trazendo autores de países lusófonos. Mas pensando na grandeza do idioma como produto de articulação, persuasão e convencimento, o Festival propôs aos jornalistas Vera Magalhães e Joel Pinheiro um novo diálogo: “como o bom e velho português, seja na forma escrita ou falada, pode ser um poderoso instrumento de poder?”. Com um vernáculo impecável e grande conhecimento da política brasileira e seus meandros, os jornalistas vão mostrar a outra face do idioma.

Segundo a curadora, essa mesa foi pensada na época das eleições presidenciais de 2018. “Eu sou ouvinte assídua de rádio. Não deixo de ouvir rádio um dia sequer na vida. Gosto muito de escutar a Vera Magalhães, não só pela clareza de seu raciocínio, mas principalmente, pela riqueza de vocabulário e dicção perfeita, conta Gisele Ferreira. Sou ligada no idioma português e nas últimas eleições com os debates políticos e a disputa entre os candidatos, ficou nítido como o dom da oratória, da informação e da cultura dos candidatos foi fundamental para persuadir e convencer eleitores. Essa mesa para mim será uma das mais interessantes”, enfatiza ela.

Para assistir a mesa é necessário trocar um livro novo ou usado em bom estado por um ingresso. Os interessados devem se dirigir à GSC Eventos Especiais – Rua Prefeito Chagas, 305 sala 308 – Centro.

Flipoços 2019 é um projeto executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do DME e Café Três Corações, com as entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.

*Fonte: assessoria de imprensa

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já