16.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

FLIPOÇOS | Conheça os autores que já estão confirmados

- Publicidade -

Os preparativos do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) 2019 estão a todo vapor. Este ano a latinidade está em alta e com o tema central “Literatura sem fronteiras”, a ideia do festival é redescobrir a origem cultural brasileira e a literatura latinoamericana.

O evento acontece do dia 27 de abril a 05 de maio, no Espaço Cultural da Urca. Além de palestras e mesas temáticas, o festival  conta com a 14ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, com lançamentos inéditos e exclusivos no Festival, 80 expositores e mais de 50 mil títulos.

Segundo a organização do evento, a proposta é provocar o público a sair do modo comum, destacando a literatura hispano-americana, já que traz a Poços alguns dos mais importantes escritores latino-americanos. A literatura indígena também estará presente, se encaixando à proposta do ‘Flipoços sem fronteiras’. Ressalta-se ainda as literaturas portuguesa e africana que continuarão em destaque no festival, além de outras artes como gastronomia, hip hop, cinema e artes plásticas, atraindo assim os mais diversos públicos.

Rica, intensa e cheia de história, a literatura latino-americana ainda é pouco explorada e difundida em terras brasileiras. Assim, o Flipoços, que vem se firmando ao longo dos anos como um festival eclético, diverso, apartidário, temático e para todos – viu nesse momento a oportunidade de valorização dessa literatura que se confunde com a formação da literatura brasileira.

Jorge Schwartz

Jorge Schwartz é o patrono do Festival 2019 (fotos: divulgação)

O patrono do Flipoços 2019 é o escritor Jorge Schwartz, graduado em Estudos Latino-Americanos e Inglês pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo e doutorado e livre docência em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Além disso, é professor titular aposentado em Literatura Hispano-Americana da Universidade de São Paulo. Autor de diversos livros, foi premiado duas vezes com o Jabuti: Obras Completas de Borges (Ed. Globo, Prêmio Jabuti de Tradução) e o Fervor das Vanguardas (Companhia das Letras, Prêmio Jabuti de Teoria e Critica Literária).  Desde 2008 é diretor do Museu Lasar Segall em São Paulo.

Mário Sérgio Cortella

Cortella lança livro na Flipoços 2019 (foto: divulgação)

Como em todas as edições, o Flipoços 2019 recebe os mais diversos convidados para as palestras e mesas-redondas. Um dos destaques é o filósofo, escritor e professor Mário Sérgio Cortella. Considerado um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, Cortella volta ao Flipoços  para o lançamento do livro “Vida viciosa ou vida virtuosa?”, que acontece no dia 30 de abril. Em suas palavras, ideias complexas de personalidades como Sócrates, Descartes ou Nietzsche, por exemplo, são aulas descomplicadas e cativantes acerca da felicidade, trabalho, ética, morte.

Ailton Krenak

Ailton Krenak representa a cultura e a literatura indígena no Flipoços

O escritor, ambientalista e defensor da cultura indígena, Ailton Krenak, é outro convidado da edição 2019. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional.

Silvia Lobo

A psicanalista e socióloga  Silvia Lobo é outra convidada do Flipoços

Silvia Lobo é psicanalista, socióloga e autora de diversos artigos publicados em revistas especializadas, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2016 publicou, em coautoria com Cris Bassi, o livro ‘A paciente, a analista e o Dr. Green: uma aventura psicanalítica’, obra que foi finalista do Prêmio Jabuti. Ela lança aqui o livro ‘Mães que fazem mal – Um novo olhar para a maternidade.’

Cristina Serra

Cristina Serra foi repórter na TV Globo por vários anos

Também vem a Poços a jornalista que trabalhou nas redações dos jornais Resistência, Tribuna da Imprensa, Leia Livros, Jornal do Brasil, da revista Veja e da Rede Globo. Em 2015, foi escalada para a cobertura do desastre em Mariana, pelo Fantástico, tema que a inspirou para escrever o livro “Tragédia em Mariana”.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no Flipoços 2019 e conhecer os outros convidados, é só acessar o site do evento, neste link.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já