15.3 C
Poços de Caldas
Publicidade

TRADIÇÃO | Encontro de Folia de Reis acontece neste sábado

- Publicidade -

Neste sábado (5) acontece o tradicional Encontro de Folia de Reis, a partir das 13h, na Igreja Nossa Senhora da Saúde, a Matriz. Ao todo, nove companhias de reis vão participar: Ditinho, Três Reis Santos (Sabiá), Pedro Gomes, Antônio Cassimiro, José Vitor, Corumbi, Cia de Reis Córrego Dantas (Tiãozinho), e Cia de Reis Brasil Esperança (Sr. Amadeu).

A folia de reis tem origem europeia e foi introduzida no Brasil a partir do século 19, tornando-se um costume folclórico e religioso de grande devoção, especialmente em Minas Gerais. Os foliões, cantadores e tocadores comandados por um chefe (embaixador ou mestre), percorrem vários lugares.

Os cantores são acompanhados por instrumentos como a viola caipira, o acordeon ou sanfona, a gaita, o reco-reco e a flauta. Também são escoltados por dois bastiões (palhaços). Segundo a tradição, os bastiões representam soldados do rei Herodes, encarregados de matar aquele que viria a ser o grande rei dos judeus. Mas, contrariando a vontade de Herodes, protegeram Jesus.

No ano passado, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado. A manifestação cultural é celebrada anualmente pelos católicos, sempre perto do dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já