OLHAR CIRCULAR | Mostras do projeto encerram 2018 em Poços e Andradas

Cinema
Mostra apresenta trabalhos realizados pelos alunos do projeto (foto: divulgação)

Nesta sexta-feira (7) e sábado (8) ocorre a Mostra Olhar Circular 2018 – Escritas, como encerramento do projeto realizado nas cidades de Andradas (MG) e Poços de Caldas (MG). As mostras acontecem às 19h, na Escola Municipal José Bonifácio, em Andradas, e no sábado, às 8h, na Escola Padrão Parque das Nações, em Poços de Caldas. Todas as atividades são gratuitas.

Os eventos exibem os trabalhos feitos pelos estudantes durante o ano. Em Andradas, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprenderam a manusear câmeras fotográficas e celulares, tiveram contato com a realidade virtual através de vídeos e registraram o cotidiano deles na escola. Além disso, assistiram a exibição de quatro filmes nacionais: Tapete Vermelho, Saneamento Básico, Colegas e Que Horas Ela Volta? Já em Poços de Caldas, os estudantes da Escola Padrão aprenderam técnicas fotográficas e produziram discussões acerca da cultura. Durante as aulas, fotografaram com temas como opressão e preconceito.

A mostra acontece em forma de videoinstalação, que consiste na integração da tecnologia em vídeo com a instalação, fazendo com que o público participe da obra de arte. As projeções serão feitas nas duas cidades por Doninha Projeções Mapeadas, de SP. Em Poços de Caldas acontecerá paralelamente um sarau literário com participação do grupo de teatro Athos, Slam SZ (competição de poesia) e apresentações de hip-hop do Lar Criança Feliz.

Durante o ano, o projeto, que é realizado pela Pomar Cultural e ministra oficinas de fotografia, cultura e contemporaneidades para estudantes da rede pública de ensino, atendeu cerca de 600 pessoas nas duas cidades.

Para Larissa Freitas, professora de cultura e contemporaneidade, foi uma experiência ímpar estar com os estudantes. “Foram turmas muito diferentes, mas que me ensinaram muito. Em Andradas os estudantes ainda estão sendo alfabetizados. Embora tenham diferentes faixas etárias, eles estão aprendendo a ler e escrever, então, foi um desafio muito bacana ensinar fotografia a eles de formas mais lúdicas o que também nos fez aprender sobre a história de cada um”, destaca.

De acordo com Valéria Freitas, produtora cultural, a diferença no estilo de vida dos estudantes foi um desafio, mas também um presente. “Em Poços de Caldas, eles são adolescentes, politizados em diversos níveis e conectados, antenados com o mundo e com uma participação muito ativa na comunidade escolar. Em Andradas, o público consiste em adultos e idosos, trabalhadores, mas muito interessados em aprender. Foi um grande aprendizado. Estou muito feliz e realizada. E ansiosa com a mostra também”, disse.

‘’Escritas’’ é o título da exposição e reflete as narrativas dos alunos através das artes visuais. Por se tratar de um projeto de educação não formal, ou seja, que propõe atividades que complementam a educação escolar a partir da convivência humana, a mostra pretende apresentar os participantes do projeto para o público através das obras artísticas produzidas nas oficinas.

Serviço

Sexta-feira (7), às 19h
07/12 às 19h
Escola José Bonifácio em Andradas )juntamente com a programação de Natal)
Entrada gratuita

Sábado (8), às 8h
Escola Padrão no Parque das Nações
Entrada gratuita