ANIVERSÁRIO DE POÇOS | Tiago Abravanel faz show gratuito atrás do Palace

Música
Show será no Parque José Affonso Junqueira (foto: internet)

O Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS), que acontece entre os dias 2 e 7 de novembro, em Poços de Caldas (MG), terá uma agenda de atividades culturais abertas à população com o intuito de reunir participantes e moradores. Em parceria com a prefeitura, a organização do evento – que inclui o jornal Folha de S.Paulo e a ONG Turma do Bem –, vai montar um palco atrás do Palace Hotel para receber shows gratuitos de reconhecidos nomes da música, como o do cantor Tiago Abravanel. 

A primeira apresentação, em 2 de novembro (sexta-feira), a partir das 20h, será do músico e compositor Renato Godá, que lançou o seu terceiro disco no ano passado. Intitulado ‘Nômade’, o álbum traz faixas como ‘Chegada’, uma homenagem ao filho Tom, diagnosticado com Síndrome do Espectro Autista. Foi o herdeiro, inclusive, que fez com que Godá ficasse mais caseiro. Em recente entrevista, o cantor disse que o novo trabalho nasceu na própria sala de casa, tocando com amigos. O artista promete um show que mistura ritmos como o rock americano e o folk. 

Na segunda (5), às 20h30, é a vez da baiana Lan Lanh subir ao palco. Com 30 anos de carreira, a musicista já trabalhou com Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Cauby Peixoto, Ângela Maria; a parceria com a cantora Cássia Eller é um destaque na trajetória da musicista. Com passagem por diversas bandas, como Moinho, gravou, ao lado de Emanuelle Araújo e Toni Costa, a música Esnoba, faixa que entrou para a trilha sonora da novela Beleza Purada Rede Globo. Em um show instrumental, com algumas músicas autorais, Lan Lanh deve mostrar ao público o porquê de ser considerada uma das melhores percussionistas do Brasil. 

Ator, cantor, dublador, radialista. Com tanto talento o fato de ser neto do empresário e apresentador Silvio Santos pode passar despercebido. Tiago Abravanel é uma potência artística e levanta o público por onde passa; por isso, deve marcar o FIIS e também os 146 anos de Poços de Caldas, uma vez que o show será a partir das 20h, na terça-feira (6) – data de aniversário da cidade sul-mineira. A carreira do artista paulistano começou nos palcos do teatro e ficou marcado por sua interpretação do eterno síndico Tim Maia. O currículo, no entanto, inclui papéis em novelas do SBT e da Globo, além de participação em quadros da tevê, como o Show dos Famosos do Domingão do Faustão.    

O show de Tiago Abravanel também marca o encerramento do Festival de Inovação e Impacto Social, com o anúncio do Melhor Dentista do Mundo, premiação promovida anualmente pela Turma do Bem com o objetivo de homenagear o profissional que teve atuação de destaque durante o ano. 

Carnaval 

Os fãs das festas carnavalescas têm motivo para comemorar. No domingo (5), o famoso e badalado DJ Jhonny Luxo anima o Bloquinho de Carnaval do FIIS. Com concentração a partir das 20h30, os foliões vão percorrer as ruas centrais de Poços de Caldas embalados pelo DJ que frequenta o circuito da música eletrônica de São Paulo desde os anos 1980 e que já comandou as pistas das principais casas noturnas do País. Jhonny lançou na última semana o livro José e João, publicação que reúne fotografias dele e do DJ Zé Pedro “incorporando” ícones da moda e da música, entre eles Leigh Bowery, Perlla, Betty Lago e Klaus Nomi. 

FIIS 

O FIIS nasce da união da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e do Prêmio Empreendedor Social, iniciativas da Folha de S.Paulo, com a Turma do Bem – maior rede de voluntariado especializado do mundo. Em Poços de Caldas, Minas Gerais, o festival reunirá – de 2 a 7 de novembro – empreendedores e realizadores sociais; gestores de ONGs; captadores de recursos; investidores; estudantes e acadêmicos; comunicadores; inspiradores; creators e social makers; agentes públicos; gestores da iniciativa privada; artistas engajados; e dentistas do bem. Mais informações em www.folha.com/fiis. 

Rede Folha de Empreendedores Socioambientais 

Com interface internacional da Rede Schwab para o Empreendedorismo Social – iniciativa irmã do Fórum Econômico Mundial – a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais conta com 100 líderes de 92 iniciativas; empreendedores finalistas e vencedores do Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Empreendedor Social de Futuro, que tem uma trajetória de 15 anos no Brasil em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. 

Turma do Bem 

Fundada por Fábio Bibancos, a Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países. Com o projeto Dentista do Bem, a organização oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos. No projeto Apolônias do Bem, atendem mulheres vítimas de violência doméstica. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.  

Em 16 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 1.000 mulheres. A proposta da organização é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos  mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se ATurma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP conquistou, em 2016, o Prêmio Empreendedor Social– conduzido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab. Com o reconhecimento, Fábio Bibancos, fundador e presidente-voluntário, tornou-sefellow da Ashoka. A TdB conta com reconhecimento da Organização das Nações Unidas e foi escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social. Em 2017, foi eleita umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pela Revista Época e Instituto Doar. Saiba mais em www.turmadobem.org.br.

Fonte: assessoria de comunicação FIIS