Publicidade
Filme brasileiro trata de inclusão, autonomia e afetividade (foto: divulgação)

Na próxima terça-feira (30), às 19h, o Cine Olhar exibe o filme “Colegas” para os estudantes do programa Escola de Jovens e Adultos (EJA), no Pavilhão do Vinho, em Andradas (MG).  A entrada é gratuita e aberta a toda população.

O filme de Marcelo Galvão conta a história dos jovens Stallone, Aninha e Márcio, que vivem juntos em um instituto para pessoas com Síndrome de Down. Um dia eles decidem fugir para se aventurar e realizar os sonhos individuais de cada um, se envolvendo em muitas aventuras e confusões.

Casarão Choperia

“Nós trabalhamos apenas com filmes nacionais e fazemos uma curadoria dos filmes que serão exibidos. A escolha se dá primeiramente pela linguagem e por serem filmes reflexivos, mas, ao mesmo tempo, de fácil entendimento e divertidos”, explica Valéria Freitas, produtora do projeto. Valéria comenta ainda que ‘’o filme Colegas trata de questões importantes como a inclusão social, a afetividade e autonomia.’’

Segundo Larissa Freitas, professora e produtora cultural do Cine Olhar, esta é a oportunidade de os estudantes entrarem em contato mais profundo com as artes visuais.  “Além das oficinas, as sessões de cinema têm sido muito mágicas. Nós fazemos questão do tapete vermelho, das luzes, do clima mesmo do cinema e depois, na aula seguinte, discutimos sobre o filme e sobre o que eles viveram. É enriquecedor, uma vez que muitos estudantes tiveram contato com o cinema pela primeira vez a partir das oficinas”, destacou.

A exibição de cinema através do Cine Olhar é parte do projeto Olhar Circular, que promove oficinas de fotografia, artes visuais e cultura para 60 alunos com idades entre 16 e 80 anos, estimulando a permanência dos mesmos na escola.  O projeto Olhar Circular ocorre há dez anos e tem como objetivo estimular os diálogos sobre cultura, patrimônio, memórias e vivências e as oficinas são voltadas a fotografia e cultura.

 

Publicidade