16.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

‘A sociedade do papel’ será apresentada neste sábado, com entrada gratuita

- Publicidade -
Peça propõe reflexão sobre diversos temas do cotidiano ( fotos: Ana Souza)

A Urca recebe, neste sábado (8), o espetáculo “A sociedade do papel”, do grupo NucleArte. A entrada é gratuita.

Essa é a primeira montagem autoral do grupo e estreou em 2017. A peça foi selecionada em 2017 pelo Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro e também recebeu os prêmios de melhor direção e 3º lugar no Festival Trup de Cenas Curtas e de melhor visagismo, melhor sonoplastia e 3º lugar no Prêmio AATA de Teatro.

O diretor Nando Gonçalves conta que o processo de criação é contínuo. “Estamos sempre buscando evoluir. Como o grupo é grande, com cerca de 15 membros, temos olhares que se complementam e formam um espetáculo cada vez mais rico”.

O espetáculo

A montagem trata o papel como metáfora social, mas também enquanto matéria, produto da celulose. A partir daí, são provocadas reflexões sobre questões como consumismo, relações humanas, manipulação e efemeridade. “Basicamente, o espetáculo aborda as relações humanas, os papeis sociais. A gente brinca com isso por meio da arte”, explica o diretor.

A apresentação deste sábado tem patrocínio da Climepe, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio do projeto Toque para o futuro e da Crazy Body Piercing.

Esta é a primeira montagem autoral do grupo

Trilha sonora

Formado por músicos e atores, o núcleo mantém a marca de fazer trilha sonora ao vivo, inclusive com músicas próprias. Instrumentos como piano, sintetizador, contrabaixo acústico, violão e percussão, entre outros, criam a atmosfera necessária para cada cena e ajudam a envolver o público.

Do divertido funk “Higiênicos” à conceitual “Noite”, as músicas inspiraram inclusive a criação de algumas cenas. A atriz e musicista Nanda Dearo faz a direção musical da peça. “A música ‘De papel’, por exemplo, é sobre quando saí de casa para morar em um apartamento de paredes muito finas. Um amigo disse que as paredes eram de papel e isso me inspirou a compor. Algumas cenas surgiram das músicas e vice-versa”, conta.

Ficha  técnica

Direção: Nando Gonçalves

Direção de cena: Luciana Rossi

Direção musical: Nanda Dearo

Iluminação: Felipe Campos

Elenco: Aria Nery, Fernanda Franz, Gui Guerriero, Lino Bento, João Araújo, Júlia Ferreira, Julia Montezano, Marcelo Ambrósio, Nanda Dearo, Rafa Falz e Victor Araújo.

Serviço

O quê: A sociedade do papel

Quando: 08/09, às 20h30

Onde: Espaço Cultural de Urca

Quanto: entrada gratuita

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já