Nuclearte apresenta “Barulho”, com entrada gratuita, nesta sexta

Teatro

Vai ter teatro com entrada gratuita em Poços de Caldas! O Grupo Nuclearte sobe ao palco da Urca com o espetáculo Barulho, nesta setxa-feira (31), às 20h30. A apresentação tem patrocínio de DME, Copiativa e Casa do Construtor.

Barulho, que estreou no Julho Fest deste ano, foi selecionado pelo Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro. Este é o segundo espetáculo autoral do Nuclearte e provoca diferentes sensações. O universo destópico criado especialmente para o grupo, pelo dramaturgo sergipano Euler Lopes, é cheio de sons constantes, alguns perceptíveis e outros não, em meio à adatação da humanidade após a ausência do sol.

“À medida que tons e ritmos se tornam uma metáfora para o comportamento humano, o barulho emerge como uma barreira entre a realidade e a alienação, entre o coletivo e o individual, entre o claro e o escuro, entre a vida e a morte”, comenta Nando Gonçalves, diretor do grupo.

Essas impressões ocorrem na história de Helena, que insiste em tentar ser ouvida em uma sociedade que não difere entre os importantes e os desnecessários barulhos. A peça trata de temas como manipulação da mídia, violência contra a mulher e desigualdade social, entre outros assuntos. Nesse contexto, a protagonista sofre as pressões de autoridades e de um sistema que a rodeia e oprime.

Projeções

O cenário, que retrata a atmosfera nebulosa desta realidade, tem ainda vídeos impressos em si, por meio de projeções e da direção de vídeo de Júlia Cristina. São imagens que complementam a proposta da peça, ao repercutir as provocações do enredo.

Sonoplastia

Com direção musical de Júlia Montezano, o grupo pesquisou sonoridades únicas e criou os próprios instrumentos, a partir de sucata, com foco nos timbres metálicos.  Daí surgem sons que envolvem e surpreendem o público.

Ficha técnica

Direção geral:Nando Gonçalves; dramaturgia: Euler Lopes; direção musical: Júlia Montezano; direção de vídeo: Júlia Cristina; sonoplasta: Rafa Falz; aderecista: Aria Nery; cenotécnico: Luís Gonçalves; assistente de cenografia: Carolina Leite; costureira: Ana Maria Lopes Gonçalves; preparação vocal: Nanda Dearo; iluminação: Felipe Campos; contra-regragem: Fernanda Franz e Gabriel Victor Araújo; assessor de imprensa: João Araújo.

Elenco: Aria Nery, Gui Guerriero, João Araújo, Júlia Montezano, Lino Bento, Luciana Rossi, Marcelo Ambrósio e Nanda Dearo.