Festcine anuncia Drops com oficinas gratuitas de cinema em Poços de Caldas

Cinema

Entre os dias 18 e 20 de maio acontece em Poços de Caldas o Drops Festcine (Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas). A edição prévia, que funciona como um “esquenta” para o evento que ocorre oficialmente em julho, terá oficinas gratuitas ministradas pelo Instituto de Cinema de São Paulo, por meio de uma parceria com Instituto Moreira Salles (IMS).

A proposta é incentivar e aproximar o público do cinema no sul de Minas. Idealizado e realizado pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes, o Drops Festcine quer reforçar a importância do cinema independente, bem como impulsionar os novos produtores.

Além da prévia, a expectativa para este ano é receber pelo menos 500 filmes para a mostra competitiva e um público de ao menos duas mil pessoas durante o Drops e o Festcine em julho.

Evento é uma prévia do Festival que acontece em julho ( Foto: divulgação)

Confira as oficinas do Drops Festcine:

Abertura

18 de maio, às 19h

Exibição de curtas

Roteiro

19 de maio, das 14h às 18h

Com Victor Fisch, mestre em roteiro pela EICTV (Cuba) e graduado em Cinema pela FAAP. Victor Fisch é roteirista, diretor, montador, produtor cultural, curador e professor. Já ministrou oficinas de cinema de diversos temas e para públicos muito distintos. No momento o roteiro de seu primeiro longa-metragem, “Formigas que Voam”. Foi montador do longa de Vinicius Toro, “Para’i”. Seu curta-metragem “Onde Você Vai?” foi premiado no 22º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Além disso, Victor é curador do Cinefest Gato Preto e do Festival Cine Inclusão.

Fotografia

20 de maio, das 9h às 13h

Direção de fotografia: KOJI

Graduou-se na Tokyo Design Academy em 2010 e teve animação com professor Masatoshi Fukuyama. Atua no mercado audiovisual há mais de 12 anos, criando vinhetas e animações para o mercado publicitário. Em 2017 participou do longa-metragem “Três Reis” assinando a Direção de Fotografia e a pós-produção da obra.

Produção

Dia 19 de maio, das 9h às 13h

Com Steven. Mestre em Ciências Sociais, produtor de cinema há mais de 10 anos, co-produziu obras nacionais e internacionais. Fundador e diretor do Instituto de Cinema de São Paulo, proprietário da Operahaus filmes e coordenador do Núcleo Criativo de Cinema de Impacto do Fundo Setorial/Ancine. Em 2017 dirigiu o longa “Três reis” (atualmente em fase de pós-produção).

Direção

20 de maio, das 14h às 18h

Com SPINA. No cinema desenvolve atualmente, dirigindo, escrevendo e produzindo, os projetos da NaVeia Filmes, produtora que ajudou a fundar em 2015. Em fevereiro de 2016 teve o seu filme “RG” premiado como o melhor curta do Festival Internacional de Cine de Iquique, no Chile. Em 2014 realizou o seu primeiro longa-metragem, “Quando Para”, ainda em fase de pós-produção.  Ao longo de sua carreira dirigiu inúmeros curtas, entre eles os premiados “O Datilógrafo” e “A Invenção da Cabeçada no Futebol”.

Sobre o Festcine

O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015. Em quatro anos, já recebeu cerca de 800 filmes para exibição e um público de quase quatro mil pessoas. Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores como Nalini Narayan, Lêon Moreno, Euler Santi, Letícia Colin, Carlos Primati e Luiz Fernando Alvez Pinto.

 

As inscrições para oficinas e inscrições de filmes para a mostra podem ser realizadas no site do Festcine