NÔMADE | Família que vive em Kombi chega a Poços

Geral
Família está na estrada há um ano e meio (foto: Gabriel Ambrogi/Poços Já)

A sala de estar é também cozinha, que vira quarto. A Kombi Elvira é a casa sobre rodas de uma família que escolheu deixar tudo para trás e viajar pelo Brasil para viver de música.

Ricardo Kilian, 35 anos, é Bardo. Vanessa Tiburki, 34, é Fada. O casal estacionou a casa em Poços de Caldas juntamente com as filhas Lavínia, de 11 anos, e Mônica, de nove, além do simpático Rock, o cachorro da família.  Eles perderam a conta de em quantas cidades já passaram entre os oito estados brasileiros pelos quais já levaram sua arte.

Bardo e Fada se conheceram há 15 anos. Sempre envolvidos com música, há um ano e meio resolveram deixar a casa, em Porto Alegre (RS), para viver aventuras, desfrutar da liberdade e espalhar música pelos quatro cantos do Brasil.  Tudo começou em um carro emprestado, depois veio a Elvira, que virou a casa da família.  “Começamos em um carro que era de uma pessoa que estava viajando com a gente e desistiu no meio da viagem. Aí começamos a pensar em levantar nosso dinheiro para ter nossa casa sobre rodas porque já tínhamos o desejo de comprar uma Kombi e a Elvira apareceu linda e  maravilhosa. A gente botou o pé na estrada e começou essa aventura que tá mudando toda hora”, explica Fada.

A família não tem rotina e as filhas estudam sob a orientação dos pais. “A gente se organizou com alguns profissionais da área para fazer um trabalho em educação à distância, de forma que elas tenham acompanhamento e façam provas de tempos em tempos para saber se está tudo bem. Mas o principal elas estão aprendendo na estrada”, conta a mãe.

Kombi está estacionada perto da Urca (foto: Gabriel Ambrogi/Poços Já)

O lema na estrada é viver um dia de cada vez, aproveitando cada momento. As apresentações, que misturam rock, jazz, blues e ‘um pouco de tudo’, acontecem sempre nas ruas, onde o povo está. Bardo conta que eles carregam somente o que precisam, tudo de maneira simples, minimalista, do jeito que escolheram viver.  “A ideia dessa turnê é tocar na rua, é levar arte pra rua. Nas praças centrais, nas avenidas centrais. A gente passa o chapéu, esta é a única fonte de renda nossa e está financeiramente funcionando muito bem para o estilo de vida que a gente escolheu ter”.

Bardo e Fada não têm uma residência fixa, mas contam que têm amigos pela estrada e que, nas casas desses amigos, recarregam energias quando precisam. De vez em quando dormem em campings ou em pousadas. Mas a casa da família é a Kombi Elvira. “Nós mudamos muito de ambiente, a gente não está sempre no ambiente urbano, que é onde a gente ganha nosso dinheiro. Às vezes a gente passa boa parte do tempo no meio do mato, aqui em Minas então, é o paraíso. Então a gente tem essa liberdade pra escolher o ambiente. Nossa casa é a Kombi, não temos mais casa fixa, mas a gente fez alguns amigos na estrada que são nossos pontos de apoio”, comenta fada.

Bardo e Fada

Bardo é um apelido que Ricardo ganhou dos amigos quando ainda era adolescente. Ele explica que essa é uma definição de várias profissões, como caixeiro viajante, o músico de estrada. Já Fada veio do significado do nome de Vanessa, que em celta quer dizer ‘fada com asas de borboleta’.

Bardo e Fada devem ficar em Poços até sexta-feira, (4) e pretendem se apresentar nas praças e também na nos arredores da Urca, onde a kombi está estacionada. Bardo toca guitarra e Fada canta e as apresentações são performáticas, com figurino diferenciado.  “É tipo um teatro musical, há uma movimentação, uma performance mesmo”, destaca a cantora.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Bardo e Fada pode acessar a página no facebook e também o acessar o canal da dupla no youtube.