Da tradicional à sem glúten, pizzaria oferece quatro tipos de massas

Comes e Bebes
Clientes podem escolher entre massa tradicional, italiana, integral e sem glúten (fotos: Juliano Borges/Poços Já)

A pizzaria Pizza na Roça, em Poços de Caldas (MG), oferece quatro tipos de massas para os clientes. Depois de anos de pesquisa e trabalho, as receitas de cada uma foram elaboradas para atender clientes exigentes, com diferentes tipos de dietas e paladares.

As opções são: tradicional, italiana, integral e sem glúten. Todas são feitas com os melhores ingredientes e são especialmente leves, devido ao processo de fermentação lenta. A massa sem glúten, oferecida em porções individuais, é feita com fécula de batata e farinha de soja torrada, além de polvilho doce. Já o diferencial da italiana é a utilização de azeite.

Ronaldo estudou e viajou à Itália para chegar às receitas utilizadas hoje

Um dos proprietários da rede de pizzarias, Ronaldo de Souza, explica que as massas são servidas de 24 a 48 horas após o preparo. Dessa forma, toda a fermentação ocorre antes de chegar às mesas. “A massa já terminou o processo de fermentação, ela chega prontinha para o cliente. Também procuramos usar a menor quantidade possível de fermento, de acordo com o clima e a temperatura. Você equilibra a temperatura externa com a temperatura da água e a quantidade de fermento. Foram anos de trabalho até chegar a essa massa leve”, explica.

O que também contribui para a qualidade são os ingredientes. A farinha de trigo utilizada na Pizza na Roça é importada da Argentina, onde a disponibilidade do cereal é maior e permite a produção sem a necessidade de misturar com outros componentes.

Equilíbrio entre massa, molho e muçarela é fundamental, segundo Ronaldo

Para chegar a essa receita, foram anos de pesquisa e trocas de informações. A maior evolução aconteceu depois da Pizza na Roça ganhar um concurso nacional, em 2008, cujo prêmio foi uma viagem para a Itália. Em visita a pizzarias, Ronaldo e o irmão Rinaldo puderam começar a expandir o conhecimento sobre a arte de se fazer pizzas. “Nós começamos com uma receita básica. Ao longo do tempo, fomos descobrindo novas farinhas e fazendo testes. Através de cursos e da troca de informações chegamos a esse processo de fermentação longa e ao equilíbrio entre massa, molho e muçarela”, conta Ronaldo.

A Pizza na Roça fica na rua Corrêa Net0, 473, Centro de Poços de Caldas.