18.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

SAÚDE | Poços oferece variedade em produtos orgânicos

- Publicidade -

Para que um alimento orgânico chegue à sua mesa, é preciso muito mais do que abandonar os agrotóxicos. Valorizar a cultura da comunidade rural e considerar a sustentabilidade ambiental, social e econômica são alguns dos requisitos. Além disso, a partir das verduras, legumes, grãos e frutas orgânicos são produzidos uma série de alimentos e até produtos de limpeza e higiene pessoal. Para mostrar como esse mercado é significativo em Poços de Caldas, a reportagem do Poços Já Divirta-se procurou alguns dos envolvidos nessa área.

Sabor da Esperança

Produtores cultivam hortaliças na JRP Sabor da Esperança (foto: divulgação)

José Ricardo Albino, Juverci Aparecido Betti e Paulo Sérgio Albino são agricultores da sociedade JRP Sabor da Esperança, que cultivam hortaliças. José Ricardo, produtor da JRP, explica que é o selo do IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico) que garante a procedência, e que sem ele não é possível assegurar se um alimento é mesmo orgânico. “Por trás deste selo há todo um grande trabalho de fiscalização que eles fazem. A gente tem que ter um caderno de campo onde é anotado tudo. Plantio, colheita, compra de muda e semente, tudo o que a gente usa na horta passa por esta fiscalização. Por isso é que a gente adquire este selo. É uma maneira de ser fiscalizado”, explica.

Beterrabas estão entre os alimentos orgânicos da JRP (foto: divulgação)

A produção orgânica é diferente da convencional, o que resulta em produtos também diferenciados. Mas não no preço. É o que garante José Ricardo. “Quando a gente fez a horta, a gente pensou nesta questão de preço. Por que quando a gente aumenta o preço, a gente começa a dividir as classes de novo. O mundo está cheio disso, né? Come bem quem paga bem. E a gente resolveu andar com o preço do convencional para todas as pessoas terem a oportunidade de comer”. O produtor afirma que, quanto ao sabor e durabilidade, os orgânicos saem na frente, apesar da aparência nem sempre atrativa, comparada aos alimentos tradicionais.

Além das hortaliças

Vanessa explica a aparência dos orgânicos no Brasil (foto: Mariana Negrini/Poços Já)

A proprietária do espaço Yogashanti e da Mercearia de Orgânicos (avenida Dr. David Benedito Ottoni, 808, Jardim dos Estados), Vanessa Juliana Aparecida Brito, atribui este aspecto à pouca tecnologia disponível no Brasil para o cultivo de alimentos orgânicos. “Eu já visitei alguns países, como a Dinamarca, onde a agricultura deles é 100% orgânica. E em função disso, para suprir um país inteiro, eles desenvolveram uma tecnologia de ponta para poder manter essa produção. Então, você vai na Dinamarca e uma maçã é linda e orgânica”.

Ainda que percam na aparência, os orgânicos são muito vantajosos. Na Mercearia de Orgânicos, além do hortifruti, há opções orgânicas para produtos da cesta básica, de limpeza e higiene pessoal, entre muitas outras. Os benefícios, Vanessa pontua, podem ser notados na saúde.

Mercearia foi inspirada em rede internacional de produtos orgânicos (foto: Mariana Negrini/Poços Já)

“Principalmente no aumento no sistema imunológico. Eu percebo que meus filhos, meu marido e amigos que consomem orgânicos são bem mais resistentes a doenças e até alterações de humor. São pessoas mais equilibradas e mais saudáveis também, aparentemente. Você vê que até o sobrepeso diminui a incidência”.

Além dos benefícios para o corpo, optar por outros segmentos de produtos orgânicos é bom para o planeta. “Os produtos de limpeza orgânicos não deixam resíduos tóxicos no ambiente, igual a um sabão em pó ou um amaciante convencional. Eles são conhecidos como produtos biodegradáveis”, acentua.

Congelados

Casal oferece cardápio variado e sem nenhum produto de origem animal (foto: Camilla Resende/Poços Já)

Se com essas opções ainda parecer difícil consumir orgânicos, o Quintal Veg pode trazer a solução. Além de oferecer a praticidade de um cardápio variado de pratos congelados, a comida feita pelo casal Rosana Lovato Caliari e Anderson Almeida é uma oportunidade de provar algo diferente.

Tudo o que é produzido pelo Quintal Veg é vegano. Rosana explica que o veganismo é a filosofia de vida que evita o consumo de todos os produtos de origem animal, ou que em sua produção realiza testes em animais.

Cardápio do Quintal Veg tem dez sabores de hambúrguer (foto: divulgação)

Com tantas opções de vegetais, o cardápio é realmente amplo: dez sabores de hambúrguer, nuggets, embutidos do tipo salsicha, filés de cogumelos empanados e versão vegana de pão de queijo são só o começo da lista. Os alimentos orgânicos entram no cardápio sempre que disponíveis, já que, ao contrário dos convencionais, têm época certa para colheita. “Os produtos que tem agrotóxico, geralmente, você consegue o ano todo. As vezes ele está mais feinho, às vezes mais bonitinho, mas você consegue o ano todo. O orgânico não. Porque ele tem a época certa de ser plantado e de ser colhido. Então, por isso, há dificuldade. Nem sempre você encontra todos os ingredientes orgânicos”, observa Almeida.

Alimentos orgânicos são sempre preferência no cardápio do Quintal Veg (foto: Camilla Resende/Poços Já)

A ausência de produtos de origem animal não prejudica em nada o sabor, garante Almeida, que não é vegano e conta que os filhos do casal também não são. “Ela passa pelo crivo de três caras que comem carne para poder sair daqui os produtos, então os produtos saem daqui para acabar”, brinca, fazendo gestos de quem sinaliza comida boa.

Mesmo sem ser formada em nutrição, Rosana ressalta que, como cozinheira e consumidora de comida vegana, pesquisa sobre valores nutricionais. “Estudando para mim, eu acabo colocando o que eu aprendo, porque eu consumo também. Então eu sei que os grãos têm proteína, eu sei que folhas verdes têm ferro. Então eu vou tentando colocar, misturando, para ficar mais ou menos balanceado”.

Quem se interessou em experimentar os produtos orgânicos citados na reportagem pode ter acesso a todos eles. A JRP Sabor da Esperança entrega os alimentos a domicílio. As encomendas são feitas através de um grupo no Whatsapp que pode ser acessado neste link. A Mercearia de Orgânicos fica na avenida David Benedito Otoni, 808 – Jardim dos Estados. Os produtos do Quintal Veg podem ser encomendados pelo telefone (35) 9 8879-4181 e pela página do Facebook.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já