18.3 C
Poços de Caldas
Publicidade

Santos Dumont esteve em Poços e visitou casa que hoje é restaurante

- Publicidade -
Foto do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas mostra a fachada original

Quem chega ao Casarão Choperia e Restaurante percebe que o local foi restaurado com capricho. Ao entrar na brinquedoteca, as crianças já se deparam com o desenho do 14 Bis, avião projetado por Santos Dumont. Quando o cliente conhece um pouquinho da biografia do lugar, o detalhe na decoração passa a fazer sentido.

A casa onde está instalado o restaurante, na esquina da Praça Pedro Sanches com a rua São Paulo, faz parte da história de Poços de Caldas. Construída na década de 1920, foi residência de Marçal José dos Santos, tio-avô de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação, que esteve na cidade para visitar o parente.  Desde então, os dois personagens foram homenageados pela cidade. O morador local deu nome a um bairro e a uma rua na Zona Oeste e o ilustre visitante é representado por uma rua do bairro São Benedito.

O jornalista e pesquisador Roberto Tereziano confirma a história. “Ele esteve mais de uma vez em Poços de Caldas. Depois do sucesso do 14 Bis na França, quem entregou uma comenda pra ele foi Polycarpo Viotti, que mais tarde veio a ser prefeito da cidade”.

Cinelândia, na década de 1960

Não se sabe ao certo por quanto tempo Marçal Santos morou ali, mas fica claro que o parentesco com Santos Dumont fez dele, e da residência preservada até os dias de hoje, partes da história da cidade. “Temos homenagens, nós fomos o primeiro aeroporto com o nome de Aeroporto Santos Dumont, que hoje chama-se João Moreira Salles”, acrescenta Tereziano.

Na década de 1960 o local abrigou ainda a famosa Cinelândia, com diversas lojas no piso inferior e com a Rádio Urânio instalada no andar de cima. Com uma das melhores vistas de Poços, o local sedia hoje um restaurante diferenciado e cheio de estilo, que carrega um pouco da memória poços-caldense.

Imóvel fica na esquina da Praça Pedro Sanches com a rua São Paulo, no Centro de Poços de Caldas (foto: Juliano Borges/Poços Já)

“É interessante poder contar esse fato para que nossos clientes e amigos saibam que esse lugar tem história, é mais do que um casarão antigo. Santos Dumont foi uma das pessoas mais importantes do mundo e esteve aqui,  conheceu Poços, visitou um parente que acabou se tornando figura importante na cidade também. Agora, quem chega ao restaurante vai entender a razão de termos um 14 Bis como parte da decoração da brinquedoteca. A ideia é que esta lembrança não se perca”, destaca Frederico Barbosa, proprietário do restaurante.

Antes de abrir a choperia, em 2016, os donos se preocuparam em manter o estilo do lugar. “Não queríamos que a casa perdesse a essência, por isso tudo foi feito com muito cuidado”, lembra Sirley Corrêa Barbosa, esposa e sócia de Frederico.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já