18.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Cultura popular é destaque na “Oficina de Saberes”

- Publicidade -
Jesuane Salvador diz que amor pela cultura popular vem dos avós (foto: divulgação).

A jornalista e pesquisadora Jesuane Salvador realiza, no próximo sábado (30), às 15h, a 2ª edição da “Oficina de Saberes”. O evento integra a programação da Semana de Cultura Popular Zé Santana e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A atividade contará com a presença de caiapós, mestres e ternos de congo. A entrada é gratuita.

A iniciativa traz mestres de movimentos da cultura popular poços-caldense que se apresentam artisticamente e protagonizam uma roda de conversa, contando com a participação do público. Estão confirmadas as presenças da pesquisadora Lucia Vera de Lima, representando o Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, do Mestre Moçambique, Joaquim José da Cruz e de Alexandre Caiapó – cacique do Grupo de Caiapós do São José e representante do ex-cacique Pedro Caiapó.
A ação traz ainda uma homenagem ao mestre Amadeu Francisco, mais conhecido como Amadeu Catireiro. O evento conta também com a presença do grupo de catira poços-caldense e dos estudantes do projeto Dança para Criança, coordenados por Angélica Viana.
Na conversa, eles destacam a sabedoria e conhecimento adquiridos ao longo de uma vida dedicada à preservação da imaterialidade do patrimônio cultural. “A ideia é que estes mestres e figuras de destaque na preservação do patrimônio imaterial da cidade protagonizem o encontro e contem a própria história e vivência, levando adiante o conhecimento adquirido e vivenciado ao longo de tantos anos”, destacou Jesuane Salvador, que vai mediar a troca de ideias entre os convidados.
Serviço 
Oficina de Saberes
Sábado (30) ás 14h
Secretaria Municipal de Cultura – Espaço Cultural da Urca
Ingresso: gratuito
- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já