Publicidade
Seu Xixo morreu em janeiro de 2017 (fotos: divulgação).

A exposição de fotografias “Zoo das Aves, um amor que criou asas!” integra a programação do  Julho Fest e será aberta no próximo sábado (1º). A mostra reúne fotos que contam um pouco da trajetória do empresário Moacyr de Carvalho Dias, conhecido como Seu Xixo, à frente do Criadouro de Aves de Poços de Caldas, hoje Zoo das Aves, que será aberto a visitação.

Em 1979 o empresário iniciou as atividades no Sítio da Ferradura, demonstrando enorme amor à natureza e, principalmente, às aves nas mais variadas espécies. Seu cuidado e dedicação foram reconhecidos nestes quase 40 anos de trabalho por instituições importantes ligadas ao meio ambiente, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e  o Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Sempre empenhado na preservação de aves raras, contribuiu imensamente com a pesquisa científica e a reprodução de aves num ambiente favorável para este fim.

Casarão

Publicidade
Casarão

Publicidade
Casarão

Publicidade
Casarão

Publicidade

Visionário de extremo carisma e amor também por Poços de Caldas, este cidadão deixou um legado para todos que vivem na cidade. Entre muitas histórias, o Sr. Moacyr participou como ator no filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, em 1953, aos 33 anos. Ele faleceu em janeiro de 2017.

Para dar prosseguimento a este trabalho será aberto em breve o Zoo das Aves, para visitação pública dentro do conceito de zoo parque, que une espaço adequado à convivência, bem-estar das aves e propício à reprodução e perpetuação das espécies. O intuito é estimular as pessoas a conhecerem e que a partir daí também possam contribuir para a preservação e equilíbrio ambientais. O local passa a compor os recantos turísticos de Poços de Caldas com o compromisso de ser referência em lazer, educação, acolhimento de aves e de bem receber os visitantes.

A exposição acontece entre os dias 1º e 31 de julho, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Foto Brasilmar. O horário de visitação é de terça a sábado, entre 8h e 18h, e aos domingos, entre 8h e 14h. O Zoo das Aves será aberto para visitação em breve e fica na rua Antônio Bortolan, 910, Bortolan. Mais informações pelo telefone (35) 3714-4566.

Publicidade