18.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Festa de São Benedito reúne voluntários e famílias

- Publicidade -
Barracas servem almoço aos finais de semana (foto: João Araújo/Poços Já).

Começou nesta segunda-feira (1º) a Festa de São Benedito, que acontece até 13 de maio, no pátio da Igreja de São Benedito. O primeiro dia da 113ª edição da tradicional e principal celebração religiosa de Poços de Caldas foi de bastante movimento e muito trabalho para as centenas de voluntários.

Os clientes das dez barracas aproveitaram o almoço já no primeiro dia. Nos cardápios, comidas e petiscos como caldos, pernil, pastel de fubá, feijoada e diversos pratos típicos mineiros.

Junto com a família, a dona Jussara Ribeiro da Silva tirou o dia de folga para provar as comidas da festa. “Todos os anos venho para Festa de São Benedito e sempre provo a comida de várias entidades. Além disso, ajudo os trabalhos feitos nas igrejas”, disse.

Para que todas as barracas funcionem, centenas de voluntários se dedicam a ajudar as paróquias. É o caso da cabeleireira Raquel do Carmo, da barraca das paróquias São Francisco de Assis e Santa Clara. “Há 12 anos sou voluntária na festa e faço questão de vir todos os anos. Durante estes dias divido este trabalho com o meu e para  mim isso é muito gratificante. Ser voluntária é um aprendizado”, salientou.

Comerciante é voluntário há 18 anos (foto: João Araújo/Poços Já).

O comerciante Narcísico Bernardes de Sousa tirou o dia para ajudar a paróquia Nossa Senhora do Rosário. “Estou há 18 anos participando da Festa de São Benedito e para mim é um momento de satisfação, dedicação e trabalho, tudo em prol da nossa paróquia e da comunidade. Sou comerciante e como participo das atividades da igreja todos os anos e faço questão de ser voluntário na festa”, relata Sousa.

O padre Darci Donizeti da Silva, pároco da Nossa Senhira do Rosário, relata a importância do trabalho voluntário, que para ele é um momento de muita confraternização e fé. “Nossa paróquia já participa há 16 anos e aqui é um encontro das igrejas para uma confraternização, na qual todas as comunidades realizam as missas e com suas barracas de comidas típicas reúnem os voluntários. Este é um momento de encontrar as pessoas, fazer amigos e celebrar a fé. Aqui na nossa barraca temos cinco equipes de 30 pessoas e elas se revezam durante os 13 dias de festa”, explica o padre.

A festa é realizada todos os dias, até 13 de maio. As barracas abrem as 18h, exceto aos finais de semana, quando também servem almoço.

Programação

  • Dia 3

19h – Abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo

20h – Cortejo com os Mastros pelos Congados (rua Barão do Campo Místico, Rua Junqueiras, Praça Pedro Sanches, chegando à igreja de Santo Antônio)

20h30 – Retirada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário

21h – Procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados (saída da Igreja de Santo Antônio)

21h30 – Chegada dos congos ao pátio de São Benedito, levantamento dos Mastros Sagrados, entronização da Imagem de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de São Benedito pelos capitães de congo e bênção dos devotos de São Benedito

  • Dia 11

15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores

15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira

18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós

  • De 11 a 13

21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito.

  • Dia 13

6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)

10h – Missa conga na Igreja de São Benedito

12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde

16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já