Home Arte Música Rock in Rio: Alice Cooper e Arthur Brown confirmados no Palco Sunset

Rock in Rio: Alice Cooper e Arthur Brown confirmados no Palco Sunset

0
Rock in Rio: Alice Cooper e Arthur Brown confirmados no Palco Sunset
Alice Cooper recebe seu mentor Arthur Brown (foto: divulgação).

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2017 – O Palco Sunset, dos grandes encontros, acaba de anunciar três grandes nomes do mundo do metal. O primeiro show, marcado para o dia 21 de setembro, será um encontro que fará jus à fama de performáticos incendiários com Alice Cooper e seu mentor Arthur Brown. Já o segundo, no último dia de evento, 24, o encerramento do Sunset terá apresentação especial do trash metal de Sepultura, que chega ao Rock in Rio em meio à sua turnê mundial de lançamento de 14º álbum de estúdio “Machine Messiah. A apresentação inclui também o baixista Paulo Jr. e o baterista Eloy Casagrande. O Sunset será a primeira e única apresentação no Brasil com o novo álbum. Uma oportunidade única para os fãs.

“Sem Arthur Brown, não haveria Alice Cooper.” Com esta frase, o roqueiro americano confirma a influência direta do inglês em sua performance. Ciente dessa química perfeita entre ambos, o Palco Sunset decidiu uni-los para um show memorável fechando a noite do dia 21 de setembro, unido liberdade, música, rock e irreverência.

Alice Cooper esteve no Rock in Rio 2015, com sua banda Hollywood Vampires, formada com o amigo Depp na guitarra base e Joe Perry, do Aerosmith, na guitarra solo. Cooper ficou famoso por seus shows performáticos, com cobras, guilhotinas, bonecas que são decapitadas e até mesmo cadeiras elétricas. O cantor se apresentou no Brasil em 1974, no Rio e em São Paulo, em sua primeira turnê pela América do Sul, e voltou a tocar por aqui em 1995, 2000, 2007 e 2011.

Entre os maiores hits de Cooper, está a irreverente “School’s Out”, que chegou ao 7º lugar das paradas de sucesso americana. O disco, lançado em 1972 no Brasil, trazia uma cueca branca como brinde. Até hoje, ele é consagrado por público e crítica. Outra bem famosa é “I’m Eighteen”, que fala da transição do jovem para o homem adulto e todas as dúvidas e desejos que acompanham esta idade.

Seu mentor, o inglês Arthur Brown ganhou fama nos anos 60 ao se apresentar de maneira incomum, como, por exemplo, usando um capacete de metal que pegava fogo. Esta particularidade — a cabeça em chamas — virou sua marca pessoal. Sua maquiagem extravagante influenciou o contemporâneo Alice Cooper, que já admitiu a importância essencial do músico para sua formação. Peter Gabriel, dentro e fora do Genesis, também foi influenciado por Brown.

“Queremos trazer a loucura para o palco. Sabemos que o Alice reverencia o Arthur Brown e, por isso mesmo, o show deverá ter um sentido bastante emocional para ele”, explica Zé Ricardo, Diretor Artístico do Palco Sunset.

Já Sepultura, chega ao Palco Sunset como convidado especial trazendo toda sua estrutura de show, assim como aconteceu com Joss Stone, The Offspring e Jonh Legend, em edições anteriores. Consagrada mundialmente com seus mais de 30 anos de experiência, a banda se apresenta dia 24 de setembro. A exemplo do que já fez nas edições de 1991 e 2013, o público vai à loucura com seu som pesado de metal, liderado pelo guitarrista Andreas Kisser e o vocalista americano Derrick Green. Irreverente e aberta a novas sonoridades, a banda em 2013 se apresentou no Rock in Rio em dois formatos diferentes: ao lado dos percussionistas franceses “Tambores do Brox” e junto com o cantor Zé Ramalho, que deu origem ao inusitado “Zépultura”.

“Refuse, Resist”, “Territorry”, “Roots Bloody Roots”, “Arise” e “Troops of Doom” são algumas das músicas que o público deve vai ouvir no Sunset. Todas ocupam os primeiros cinco lugares das músicas mais tocadas pelo Sepultura em seus shows.

Sobre Alice Cooper

Em mais de 50 anos de profissão, o cantor já lançou sete discos com banda e, desde 1975, foram outros 19 discos na carreira solo, com mais de 50 milhões de discos vendidos. Cooper foi indicado ao Rock’n’Roll Hall of Fame em 2011. Também atua como ator em filmes de terror, como o “Sombras da Noite”, de Tim Burton, onde contracena com Johnny Depp. Esta linha macabra, no entanto, não faz de seus shows algo deprê, muito pelo contrário: o artista defende uma performance divertida e alto astral. Alice Cooper faz em média 80 shows por ano, tanto nos Estados Unidos como internacionalmente, com sua banda que conta com os guitarristas Ryan Roxie, Nita Strauss e Tommy Henriksen, além do baterista Glen Sobel e do baixista Chuck Garric. Para 2017, ele pretende gravar e lançar mais um disco com seu produtor de longa data Bob Ezrin. Além de tocar e fazer filmes, Alice Cooper tem um programa de rádio noturno, o “Noites com Alice Cooper”, transmitido em quase 100 cidades dos EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido.

Sobre Arthur Brown

Entre álbuns solo e participações em discos de outros artistas, são 15 discos de estúdio, quatro ao vivo e duas coletâneas. O músico também trabalha como artista plástico, como foco na fotografia.

O músico também é Mestre em Direito, título conquistado em 1980. Ao longo de sua trajetória, formou as bandas The Crazy World of Arthur Brown (1967-1969), Kingdom Come (1970-1973) e fez parte do Hawkind como vocalista, em 1973, e depois a partir dos anos 2000.
Sobre Sepultura

A banda começou em 1984, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde então, mais de 20 milhões de discos foram vendidos e a banda sobreviveu a rupturas importantes, como a saída de integrantes originais como os irmãos Cavalera (Max, em 1997, e Igor, em 2006). Nada disso, no entanto, foi impedimento para que a banda e seus discos fossem incluídos nas listas de melhores do mundo e conquistasse fãs no mundo inteiro. Nas redes sociais, quase 4 milhões curtem a página do Sepultura no Facebook.

Em 2014, por exemplo, ela entrou na lista das “10 melhores bandas de thrash metal” do site Westword.com. Seus quatro discos consecutivos, lançados entre 1989 e 1996, “Beneath the Remains”, “Arise”, “Chaos A.D” e “Roots”, foram considerados os melhores de todos os tempos em seis sites especializados em metal. Todos ganharam também 4,5 estrelas (em 5) no renomado site All Music.

Entre prêmios e nomeações, o Sepultura venceu o MTV Video Music Awards nos anos de 1991, com a música “Orgasmatrom”, e em 1994, com “Territory”. Segundo a Briotish Phonographic Industry (BPI), a banda é detentora de dois discos de ouros no Reino Unido e dois nos EUA.

Fonte: Rock in Rio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here