Home Arte Literatura Jornalista poços-caldense escreve livro sobre esporte eletrônico

Jornalista poços-caldense escreve livro sobre esporte eletrônico

0
Jornalista poços-caldense escreve livro sobre esporte eletrônico
Livro-reportagem começou a ser escrito como Trabalho de Conclusão de Curso.

Quando o jornalista Pedro Magalhães precisou escolher um tema para o trabalho de conclusão do curso de jornalismo, não teve dúvidas: a história dos jogos eletrônicos no Brasil. O E-Sport, como é conhecida a modalidade que atrai milhares de jovens e adultos a interagir online, é uma das grandes paixões do jovem jornalista, que após ser aprovado no TCC decidiu disponibilizar o PDF do livro na plataforma digital da Amazon. “Cheguei a buscar algumas editoras para tentar uma publicação, mas não deu certo. Um amigo meu me deu a dica de colocar na Amazon e depois de ler sobre os termos, decidi tentar”, explica.

Pouco explorado, o tema precisou ser estudado a fundo por Pedro, que chegou a visitar os locais de moradia e trabalho dos melhores jogadores do esporte eletrônico no país. “Eu utilizei uma técnica diferente de jornalismo para escrever o livro, o jornalismo gonzo, que consiste em você viver aquela realidade sobre a qual você conta. Eu já jogava, já fazia parte desse mundo do E-Sport, o que fiz foi começar a jogar os jogos que eu ainda não jogava. Fui conhecer as realidades dos times, das casas, do pessoal que mora nesses lugares. Fui em finais de campeonato, fiz uma grande pesquisa de campo e também assisti muitos documentários que as próprias empresas dos jogos fazem. Não encontrei nenhum livro sobre o assunto”, conta.

Pedro fala de suas próprias experiências no livro-reportagem.

O E-book já está à venda por R$10 na Amazon Brasil e, segundo o autor, pode ser lido por qualquer pessoa. “Escrevi tanto para quem já acompanha o esporte eletrônico quanto para quem não sabe o que é e tem curiosidade. Todas as citações que eu faço, jargões e gírias que eles usam, eu explico e traduzo para uma linguagem mais tranquila”. Pedro ainda aproveita para falar o que pode ser encontrado no livro. “Basicamente eu falo como surgiu a indústria no Brasil, como foi a ascensão dele em pouco menos de cinco anos e quais são os próximos passos, porque ainda tem muita coisa para acontecer. Esse ano já começou cheio de novidades e investimentos e também falo das minhas experiências”.

O jornalista ainda ressalta a importância da obra para si mesmo. “É um tema que eu gosto muito, sempre estive antenado e pude viver muitas coisas bacanas por causa desse livro. A visita na casa dos jogadores que eu fui foi muito legal, porque eu tinha uma visão bem diferente, pensava que devia ser muito bom trabalhar jogando videogame, mas chegando lá vi que a rotina deles era bem pesada. Também pude assistir a uma final de campeonato, é uma sensação que não tenho nem como descrever, fico arrepiado só de lembrar como foi e conto tudo isso no livro”, finaliza.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here