19.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Conheça Poços: Museu

- Publicidade -
_DSC0934
Prédio histórico construído no final do século XIX era usado como residência.

Uma das mais belas construções do centro de Poços de Caldas, o prédio do Museu Histórico e Geográfico era usado como residência no século XIX. A praça no entorno chama atenção de turistas e moradores locais, encantados com a beleza e imponência do local. Em seu interior, detalhes importantíssimos da história da cidade atraem a população, especialmente estudantes.

História: 

Construído no final do século XIX, o prédio que abriga o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas era residência de Martinico Prado Júnior.

O edifício foi adquirido pelo Major Joaquim Bernardes, o fundador da cidade, durante as duas primeiras décadas deste século e tornou-se residência da família Junqueira . Nos anos 40 se transforma em hospedaria, nos 60 em escola.

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi inaugurado só em 1972, em comemoração ao centenário da cidade, funcionando no Country Club. Em 1996, foi transferido para a Vila Junqueira, onde permanece até hoje.

_DSC0875
Objetos de prata usados nas residências do século passado fazem parte do acervo do Museu.

Acervo

O rico acervo do Museu consiste em quadros a óleo ou aquarelas: mostrando personagens e aspectos antigos da cidade, pintados pelos principais artistas poços-caldenses como Bruno Felisberti, De Luisi, Benedito Luisi, Aldo Stoppa, Pantaleão Stanziola, Edilson Barbosa, Nackle Curi, Gonçalves Barbosa e outros; coleção e porcelanas inglesas e francesas do inicio do século XX; moedas e papeis moeda do Brasil Império e República até nossos dias; acervo fotográfico construído por mais de 4000 fotografias de personagens e visitas da cidade, desde 1880; hemeroteca composta por jornais de Poços de Caldas, desde 1898 até os dias atuais; vestimentas antigas, peças de toalete: chapéus e leques, assim como objetos de prata usados nas residências (talheres, fruteiras, poncheiras, e outros); armas brancas (punhais, espadas) e de fogo (espingardas), e outras; objetos de uso caseiro e artesanato folclórico. Exposição Permanente: Rochas e Minérios do Planalto de Poços de Caldas.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados, das 12h às 18h, e aos domingos, das 8h às 14h

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já