Home Arte Cinema Mostra de cinema da Consciência Negra começa hoje

Mostra de cinema da Consciência Negra começa hoje

0
Mostra de cinema da Consciência Negra começa hoje
hotel ruanda
Hotel Ruanda, de 2005, é um dos filmes exibidos na mostra.

O Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado no próximo domingo (20). Mesmo a data não sendo considerada como feriado no estado de Minas Gerais, há quatro anos o militante Ricardo Senegal, em parceria com o Coletivo  Fênix, organiza uma mostra de cinema com filmes que levem o telespectador a refletir sobre a realidade do negro na nossa sociedade.

Em 2016, os quatro filmes escolhidos serão exibidos no Instituto Moreira Salles (Casa da Cultura), entre os dias 16 e 24 de novembro. Após o final dos filmes, é aberta uma roda de discussão para que os presentes possam debater sobre o tema.

Para Senegal, a iniciativa faz com que todos possam refletir sobre a questão da etnia negra. “Acredito que a mostra pode aguçar uma certa empatia, um olhar mais minucioso na causa do negro. Já vi pessoas negras e brancas saírem das sessões dizendo que ali foram discutidos assuntos que elas nunca haviam parado para pensar”, diz.

Programação:

16/11  às 19h – O último Rei da Escócia

Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um elegante médico escocês, que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda em busca de aventura, romance e alegria, por poder ajudar um país que precisa muito de suas habilidades médicas. Logo após sua chegada Nicholas é levado ao local de um acidente bizarro, onde o líder recém-empossado do país Idi Amin (Forest Whitaker), atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas consegue dominar a situação, o que impressiona Amin. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin se afeiçoa a Nicholas e lhe oferece a oportunidade de ser seu médico particular. Ele aceita a oferta, o que faz com que passe a frequentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África.

17/11 às 19h – A Cor Púrpura

Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

23/11 às 19h – Hotel Ruanda

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

24/11 às 19h – Quase Deuses

Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here