Home Arte Teatro Marcos Frota traz a Poços o encanto do circo

Marcos Frota traz a Poços o encanto do circo

0
Marcos Frota traz a Poços o encanto do circo
Mágico é uma das atrações do circo.
Mágico é uma das atrações do circo.
Mágico é uma das atrações do circo.
Ator Marcos Frota abre o espetáculo.
Ator Marcos Frota abre o espetáculo.

O ator Marcos Frota é apresentado como grande embaixador do circo no Brasil. Ele saúda o público e, em seguida, faz uma oração. Quando termina, se ajoelha e demonstra o amor pela arte circense. “Beijar o chão do picadeiro sagrado é o jeito que eu encontrei de compartilhar tudo aquilo que eu sinto. O amor, o respeito, a gratidão. Eu aprendi a amar e a respeitar o circo como se fosse a minha própria casa. E os artistas, todos eles, como se fossem da minha própria família”, diz antes de iniciar o espetáculo.

O Poços Já acompanhou o espetáculo do Mirage Circus, que está na cidade, nesta quarta-feira (2). Cerca de 20 artistas passam pelo picadeiro, em uma exibição que lembra shows de Las Vegas, onde Marcos Frota trabalhou, mas também o genuíno circo brasileiro.

Malabarismo com os pés faz parte do show.
Malabarismo com os pés faz parte do show.

As performances muitas vezes são simples, como o palhaço que sozinho entra quatro vezes no palco. Mas também há outros mais técnicos, como o mágico que desaparece dentro de uma caixa e a malabarista que utiliza os pés ao invés das mãos. O perigo vai aumentando durante a apresentação e chega ao ápice no Globo da Morte, com cinco motos que rodam sincronizadas e velozes.

O palhaço é quem mais aparece. São muitas cenas, piadas, intervenções. Algumas cheias de acessórios, como a parte em que ele luta para conseguir tocar sua música. Tem gaita, trombone, trompete e até vuvuzela. Outras vezes, é tudo muito simples. Apenas com um apito, ele faz a imaginação do público ir longe e, claro, ganha muitas risadas da plateia.

O medo e o perigo também são muito bem aproveitados. Quando os cinco trapezistas começam a subir em direção ao trapézio todos se benzem, fazem o nome do pai e pedem proteção divina. O gesto se repete várias vezes, mas quando o primeiro erro acontece o trapezista cai direto na rede de proteção o público percebe que o perigo faz parte do show.

Globo da morte encerra o espetáculo.
Globo da morte encerra o espetáculo.

Erros ainda surgem em outros momentos, principalmente com os malabaristas. Mas o erro também é um elemento do espetáculo. Cada vez que alguém falha o público fica mais envolvido, torce para que o artista consiga a sua redenção. E todos conseguem. No picadeiro, errar é permitido.

O espetáculo tem quase duas horas de duração, com intervalo de dez minutos e sessões de terça a sexta-feira, às 20h30, sábados às 18h e 20h30 e domingos às 16h, 18h e 20h30.  O Mirage Circus fica na avenida João Pinheiro, esquina com a avenida Gentil Messias, até a próxima semana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here