Instituto Moreira Salles exibe mostra de filmes dirigidos por mulheres

Agenda Cinema
14580505_10209117381723410_917328580_n
O documentário “Margens” será exibido no último dia do evento

O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas apresenta, entre os dias 6 e 13 de outubro, no seu CineClube, a Mostra de Cinema Mulheres Gritam Ação. Dedicada a cineastas brasileiras, a mostra tem como objetivo promover o trabalho de mulheres à frente de produções cinematográficas.

Sob curadoria de Marcelo Leme, organizador da programação de filmes do IMS-PC, a mostra abrange longas, médias e curtas-metragens com temas variados e linguagens autorais. Serão exibidas 25 produções, entre elas longas lançados comercialmente no país e premiados em festivais nacionais e internacionais. Todas as sessões são gratuitas.

Além de trazer alguns nomes já consagrados, o evento também exibirá filmes de jovens realizadoras que buscam espaço para mostrar sua arte. A mostra deseja ainda valorizar o trabalho das mulheres por trás das câmeras, já que são poucos os nomes femininos lembrados quando se discute direção de cinema.

Programação

QUINTA – 06 DE OUTUBRO – 18H – CURTAS

Chanson d’amour, de Renata Prado

Sinopse: O filme retrata o drama de Luiza que se apaixona por uma menina e acaba sendo vítima de ódio e preconceito.

Um Outro Ensaio, de Natara Ney

Sinopse: A escuridão não parece tão solitária quando se tem companhia. Ela e Ele são um casal apaixonado. Ela ficou cega em um acidente e tenta entender o mundo na escuridão. Ele faz de tudo para cuidar da mulher que ama.

A Última Foto, de Thais Fernandes

Sinopse: Eduardo é um adolescente que vive intensamente a realidade excessivamente documentada e compartilhada dos tempos atuais. Um dia ele é confrontado com a difícil tarefa de decidir qual será a última imagem registrada pela antiga máquina fotográfica de seu avô.

A Saga do Herói, de Lívia Pasqual

Sinopse: O filme é uma sequência, como se extraído de um longa-metragem, que se passa em uma cidade fictícia de um Brasil futuro, pós-catástrofe. O Brasil construído no filme é feito com maquetes de empreendimentos imobiliários contemporâneos, implantados em uma paisagem árida, empoeirada, como se fosse a manhã seguinte de um fenômeno natural de grandes proporções. A narrativa se concentra na luta entre dois personagens que, ante essa cidade diminuta, são gigantes.

Cidade em Transe, de Jacqueline Durans

Sinopse: O crime aconteceu e ele não tem classe social, cor, raça, profissão ou gênero, foi crime e por si só merece justiça!

QUINTA – 06 DE OUTUBRO – 19H – LONGA

A Casa de Cecília, de Clarissa Appelt

Sinopse: Sozinha em casa há duas semanas, Cecília recebe a visita de Lorena, moça misteriosa que chega para acabar com sua solidão. Estranhamente, porém, o vazio do local parece aumentar e coisas inexplicáveis acontecem.

SÁBADO – 08 DE OUTUBRO – 15H – LONGA

O Último Poema, de Mirela Kruel

Sinopse: Helena Maria Balbinot, professora do interior do Rio Grande do Sul, se correspondeu durante 24 anos com Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro. O filme revela parte desta rica correspondência. Em cenas poéticas e de extrema beleza, esta amizade é reinventada, resinificada, tecendo no imaginário do espectador o encontro entre o universo particular de Helena Maria e a poesia de Drummond.

SÁBADO – 08 DE OUTUBRO – 17H – LONGA

Os Tubarões de Copacabana, de Rosario Boyer

Sinopse: Uma história de amizade é reacesa quando um trágico acidente envolvendo o Presidente da República acontece. O fato atinge um grupo de surfistas que decide se reunir para relembrar os antigos tempos, os amores turbulentos e as esperanças perdidas.

SÁBADO – 08 DE OUTUBRO – 19H – LONGA

Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán

Sinopse: Uma mulher sofre com a perda do homem amado. Um incêndio em sua casa destrói diversos objetos, mas fotos e um diário escrito por ele são resgatados. Com esses elementos em mão, ela decide percorrer o mesmo caminho feito por ele, conhecendo as mesmas pessoas e vivendo as experiências indicadas nas fotos e nas frases do diário.

QUARTA – 12 DE OUTUBRO – 14H – CURTAS

Manual, de Letícia Simões

Sinopse: Uma filha conta à mãe as primeiras impressões de Cuba a partir de uma descoberta inusitada.

Para limpar lágrimas, Paulo Leminski, de Cristiana Miranda

Sinopse: A obra de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante. Uma orquestração de relâmpagos. Um poema de amor.

Só Assim não Ficarei Sozinho, de Nini Cartaxo

Sinopse: Em um cenário apocalíptico onde uma epidemia atinge a maior parte da população, deixando-os incapazes de acessar a parte da memória responsável pelas emoções e recordações afetivas, uma jovem cresce em uma instituição separada de sua família.

Como Largar de Palhaçada, de Ana Carolina Nicolau

Sinopse: Curta-metragem universitário que mescla arte, documentário, animação, palhaços e concursos públicos.

QUARTA – 12 DE OUTUBRO – 15H – LONGA

Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro

Sinopse: Shelly é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de Brega (estilo musical popular do nordeste brasileiro). Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline, sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende virar uma grande cantora de música Brega.

QUARTA – 12 DE OUTUBRO – 17H – CURTAS

Uma noite e meia, de Susana Costa Amaral

Sinopse: Só porque vagamos sozinhos não significa que estamos chegando a algum lugar.

Fantasia improviso – Primeiro Movimento, de Duda Gorter

Sinopse: Narra o drama de Laura, professora de piano em crise no seu casamento e que encontra nos seus alunos possíveis iscas para a sua instigação sexual e amorosa. Laura vive em um mundo recluso, criando fantasias sensoriais que ao mesmo tempo que lhe dão prazer, lhe atormentam.

Viver de Mim, de Juily Manghirmalani

Sinopse: Mulher. Sexo. Mulher e sexo. Sexo e mulher. Mulheres fazem sexo? Querem fazer sexo? Podem fazer sexo? Podem querer falar de sexo? “Viver de mim” é o retrato de 5 mulheres bem diferentes que moram em São Paulo e suas visões sobre ‘ser mulher’, sexo, orgasmo, relacionamentos e filhos.

QUINTA – 13 DE OUTUBRO – 18H – CURTAS

Todas as Memórias Falam de Mim, de Alice Name Bomtempo

Sinopse: Curta-metragem que junta memórias, relatos e imagens de todos nós contando sua própria história a partir delas. É um trabalho de conclusão do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense em parceria com a 33 Produções.

Pra eu Respirar, de Carolina Castilho

Sinopse: Dora, uma garota com problemas pulmonares, tenta buscar a felicidade em pequenas coisas da vida, da qual ela tem anotado em uma listinha. Na medida em que ela vai realizando as coisas dessa lista, ela vai se auto-conhecendo e percebendo que existem outros motivos que a fazem de fato respirar, além do perfeito estado de seu pulmão.

Silêncio, de Bianca Rêgo

Sinopse: Um documentário sensível sobre um assunto muito pesado, nosso filme narra muitas formas de abuso que ocorrem silenciosamente no dia-a-dia e que quase sempre acabam sem punições. “Silêncio” fala sobre questões de gênero, machismo, racismo, leis equivocadas e assuntos que rondam a contemporaneidade no Brasil, mas sem soar sensacionalista.

Adendo, de Paola Veiga

Sinopse: Todos os dias, desde então, Maria acorda com o quarto anoitecido. O lado esquerdo da cama não é ocupado há 10 anos. A forte presença da ausência de Zeca é estampada através de flores e devaneios.

O Primeiro Passo, de Aryella Lira

Sinopse: Uma mulher que sai de um estado de mobilidade, na busca de ultrapassar sua força e sua fragilidade. Uma representação onírica, sobre uma determinada condição existencial e psicológica, que pertencem ao universo do ser-mulher. A resistência, o confronto, o desequilíbrio e a reação, são aspectos presentes no seu caminhar, que pulsam em caráter constante dentro do filme. Uma trança de imagens e sensações, entre o teatro, a performance, e a musicalidade.

Nem tão amigos assim, de Emy Lobo

Sinopse: Documentário que mostra a expectativa gerada em torno da histórica visita de Obama à Cuba em março de 2016, sob a perspectiva de mulheres cubanas.

Edifício Tatuapé Mahal, de Carolina Markowicz & Fernanda Salloum

Sinopse: Javier Juarez Garcia é um boneco de maquete argentino que veio trabalhar nos stands de venda de apartamentos de São Paulo, aproveitando o boom imobiliário da cidade. Depois de uma grande decepção, ele decide mudar de vida e viajar pelo mundo.

QUINTA – 13 DE OUTUBRO – 20H – MÉDIA

Pelas Margens, de Jéssica Balbino

Sinopse: O documentário traz um panorama da literatura marginal brasileira dos últimos 15 anos e ouve quem são as vozes femininas que compõe este cenário de saraus, slams e editoração e debate temas como o mercado editorial, o machismo e outros incômodos inerentes do momento em que vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *