Home Arte Música Concerto na praça abre Julhofest 2016

Concerto na praça abre Julhofest 2016

0
Concerto na praça abre Julhofest 2016
Apresentação será na Praça Pedro Sanches (foto: divulgação).
Apresentação será na Praça Pedro Sanches (foto: divulgação).
Apresentação será na Praça Pedro Sanches (foto: divulgação).

O Julhofest será aberto nesta sexta (8), em grande estilo. O concerto, realizado na Praça Pedro Sanches, a partir de 20h30, vai  reunir o  maestro João Carlos Martins ,o tenor poços-caldense Lucas Cozzani e  a Banda Sinfônica do Conservatório Musical de Poços de Caldas sob a regência do Maestro Juliano Barreto.

“O repertório vai desde músicas eruditas, e como o maestro João Carlos Martins mesmo disse ‘clássicos da música e música clássica’”. Teremos também músicas somente com a Banda Sinfônica do Conservatório”, informou o maestro Juliano Barreto, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de quinta-feira (7).

Já o maestro João Carlos Martins, que se apresenta pela primeira vez na cidade, recordou sua infância, quando passou férias em Poços com seus pais e destacou a cidade no cenário da música brasileira. “O Brasil inteiro tem respeito pelo Festival das Montanhas e o de julho. Eles já fazem parte da tradição da cultura brasileira. Acredito que possa chegar governo, sair governo que não vão tirar a importância dos festivais”.

Participaram da coletiva de imprensa o secretário de Cultura, João Alexandre Moura, o tenor Lucas Cozzani, os maestros, o diretor da Secretaria Municipal de Cultura, Gustavo Passos e o ator mirim, Davi, que irá interpretar o maestro João Carlos Martins no cinema, no filme “João”, a ser lançado em 2O17.

O Julhofest acontece de 8 a 24 de julho, com atrações para todas as idades e em diversos locais de Poços. A programação completa pode ser retirada no Espaço Cultural da Urca e no CIT, Centro de Informações Turísticas, localizado na antiga Estação Fepasa.

O maestro João

João Carlos Martins ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado.

Nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940 e iniciou seus estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass, aos treze iniciou a sua carreira no Brasil e aos dezoito no exterior.

Seus concertos no Carnegie Hall, após a sua estréia aos vinte e um anos em apresentação patrocinada por Eleanor Roosevelt, sempre tiveram lotação esgotada.

Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002 por problemas físicos.

É o único músico brasileiro que teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes. Recentemente a TV Cultura realizou um documentário dirigido por José Roberto Walker denominado “O piano como destino”, que será exibido em vários países em 2016.

Em 2004 iniciou os seus estudos de regência. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que o fez quando pianista. Em 2006 idealizou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade.

Hoje, aos 75 anos, construiu uma sólida carreira com a sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra brasileira a se apresentar em janeiro de 2007 no Carnegie Hall, feito repetido em 2008. Outros concertos, com o mesmo sucesso, ocorreram em  2009, 2010 e  2011. Em 2013 emocionou o público nova-iorquino com os concertos brandeburgueses de J. S. Bach.

Neste ano, a família Barreto através da direção de Mauro Lima, iniciará em abril as gravações do filme “João”, cujo lançamento está previsto para o início de 2017, com alguns dos principais atores de nosso país.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here