domingo , 24 setembro 2017
Cantina do Araújo

Jantar português e leitura no presídio são atrações do Flipoços 2016


Obras do artista Francisco Baratti poderão ser vistas na Galeria Ampliart a partir de 28 de abril.
Obras do artista Francisco Baratti poderão ser vistas na Galeria Ampliart a partir de 28 de abril.

Um jantar português em homenagem ao poeta Luís de Camões, elaborado pelo chef Henrique Benedetti, no restaurante Ollivia Gastronomia, será uma das principais atrações do Circuito Pegada Literária, braço do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços). O Pegada Literária reúne atividades variadas por toda cidade, nos nove dias de festival – entre 30 de abril e 8 de maio.

Segundo Gisele Ferreira, curadora do Flipoços e diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o evento há 11 anos, a ideia é movimentar a cidade, oferecendo atrações para os mais diferentes tipos de pessoas espalhadas pela cidade “Queremos que a população local e os visitantes tenham várias outras opções de entretenimento durante o festival que não sejam necessariamente os encontros com os escritores convidados”, diz ela.

O jantar temático português no Ollivia será no dia 6 de maio, às 20h. No cardápio, pratos como bacalhau com natas e arroz de pato.  Os interessados terão, ainda, direito a bate-papo com a escritora Luiza Nóbrega, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista na obra Camões, um dos mais famosos poetas portugueses de todos os tempos. Quem quiser participar deve fazer reserva através do e-mail eventos@olliviagastronomia.com.br ou pelo telefone (35) 3712-8077. O valor do jantar, sem a inclusão de bebidas alcoólicas, é R$ 100,00 por pessoa.

Nesse mesmo dia, às 18h, na Casa da Cultura (Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados), o Pegada Literária oferece aos amantes da obra do escritor Érico Veríssimo, autor da trilogia “O tempo e o vento”, um encontro com a atriz, cronista e tradutora Beatriz Aquino. A ideia é trazer, através de leituras, aspectos inusitados da obra de Veríssimo. A entrada é franca.

Quadros e poesia

No dia 5 de maio, às 15h, no Presídio de Poços de Caldas, o Pegada Literária oferece, aos reeducandos locais, um encontro com a escritora e presidente da Câmara Mineira do Livro (CML), Rosana de Mont’alverne. Na ocasião, eles serão incentivados a interpretar algumas leituras em uma mistura de aula e espetáculo chamada “Contar para viver. Viver para contar”. Essa ação é uma parceria com o projeto “Leitores eu vi, uma experiência de leitura no Presídio de Poços de Caldas”, realizado pelo professor Davidson Gonçalves, do campus poços-caldense da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Ainda no dia 5 de maio, às 19h, no Café Concerto (Praça Getúlio Vargas, 89), haverá uma oficina literária com os poetas Mbate Pedro, de Moçambique, e Luís Serguilha, de Portugal. O encontro é gratuito, mas há apenas 20 vagas disponíveis. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas com Maíra Carvalho pelo telefone (35) 3697-1551 ou pelo e-mail coordenacao@gsceventos.com.br

Aos amantes das artes plásticas, antes mesmo do início do Flipoços, o Pegada Literária reserva, no dia 28 de abril, na Galeria Ampliart (Rua Paraná, 487), a inauguração da exposição do pintor Francisco Baratti, 95 anos, um dos mais influentes artistas brasileiros de renome internacional. A exposição vai até o dia 28 de maio. Mais informações, pelo telefone (35) 3721-0003.

O roteiro completo de atividades do Circuito Pegada Literária está no site do Flipoços: www.flipocos.com. O Flipoços 2016, que é realizado simultaneamente com a 11a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contam com o apoio do DME Energética, Prefeitura de Poços de Caldas, Secretaria de Cultura, Mineração Curimbaba, Codemig, Votorantim Metais, Gring’s, Circullare Poços de Caldas.

APP Poços Já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *