19.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Festival Música nas Montanhas chega à 17ª edição

- Publicidade -

Festival apresenta mais de 40 concertos gratuitos com grandes nomes da cena erudita (Foto: Carol Gobalto).
Festival apresenta mais de 40 concertos gratuitos com grandes nomes da cena erudita (Foto: Carol Gobalto).

De 10 a 23 de janeiro, Minas Gerais sedia um dos maiores festivais de música erudita do país. Em sua 17ª edição, a atraente estância hidromineral de Poços de Caldas é cenário do Festival Música nas Montanhas (FMM), que reúne músicos de todo o Brasil e do mundo. Por sua programação e caráter de disseminação da música clássica a todos os públicos, o Festival vem sendo considerado uma referência nacional e utilizado como modelo para a realização de festivais em todo o País. O evento é marcado por uma agenda de oficinas de todos os instrumentos orquestrais e mais de 40 concertos gratuitos, evidenciando grandes nomes da música erudita e instrumental. A direção artística é assinada pelo maestro Jean Reis, a administrativa fica a cargo de Raquel Mantovani.

A cidade mineira de aproximadamente 170 mil habitantes recebe centenas de músicos vindos de toda a parte do Brasil e exterior. Países como Chile, Estados Unidos, Peru, Bolívia, Uruguai e França são exemplos daqueles que são atraídos pela grade de oficinas. De acordo com Raquel Mantovani, o forte potencial de atração exercido sobre estudantes de diversos locais do mundo se reflete graças a uma agenda de elevado nível, tanto para o público apreciador de música, quanto para estudantes.

“Desde sua primeira edição, o Festival Música nas Montanhas foi um divisor de águas no desenvolvimento cultural de Poços de Caldas, destacando sempre a qualidade de todos os profissionais envolvidos. Mantendo esta tradição, este ano comemoramos uma agenda repleta de atrações internacionais, além de consagrados nomes da música erudita e   instrumental no Brasil. Como convidado especial teremos um dos mais ilustres violoncelistas da atualidade, o espanhol Aldo Mata, solista com carreira brilhante que tem se apresentado nas mais importantes salas de concertos internacionais. Para o concerto de abertura, contamos com a presença do aclamado acordeonista Toninho Ferragutti que, ao lado da Orquestra Versátilis, trará um brilho especial ao festival”, destacou.

Também integram a agenda de oficinas e concertos, nomes como o do violinista Cármelo de los Santos, do contrabaixista Marcos Machado, dos pianistas Gilberto Tinnetti, Flávio Augusto e Guigla Katsarava, além dos grupos Ensemble SP e Quintal Brasileiro, entre outros.

O Festival apresenta concertos noturnos diariamente, além das séries Casa da Cultura e Museu, Concertos Acadêmicos e Concertos Especiais, sendo estes últimos destinados a palcos inusitados. Assim, asilos, igrejas, hospitais e outros locais diferenciados recebem professores e alunos do Festival, que através de uma iniciativa solidária, levam música a quem não pode estar presente nas salas de concerto.

Modelo para outros festivais

Por sua qualidade, o Música nas Montanhas é hoje modelo para eventos do gênero em todo o País. Iniciativas como o Festival Internacional Música no Pampa (Bagé-RS), Festival Internacional Música na Serra (Lages – SC), MUNASP (São Paulo – SP), Festival Internacional de Música de Maringá (Maringá – PR), têm a estrutura de Poços de Caldas como referência.

O evento tem como diferencial uma programação gratuita de alto nível. A grade pedagógica recebe professores de referência em todo o Brasil e exterior, com oficinas voltadas a todos os instrumentos de orquestra, canto, regência orquestral, além da formação de quatro Orquestras Sinfônicas, Banda Sinfônica e Coro Sinfônico.

Bolsas para Paris

Através de convênio selado com a École Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot, bolsas de estudo são oferecidas a alunos de piano e violino, selecionados durante o festival para estudos na escola francesa.

Programação

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como patrocinadores os grupos DME, Curimbaba e Icasa.  A programação completa da 17ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada neste link.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já